Grupo de 25 estudantes americanos vem à Bahia conhecer a Justiça Eleitoral

Ao todo, 40 pessoas, entre estudantes brasileiros, americanos e uma parlamentar do Texas, estarão na delegação que visita a sede do TRE baiano nesta terça (17/05)

Memorial com objetos da Justiça Eleitoral localizados no TRE/BA
Uma delegação de 25 estudantes norte-americanos do Programa de Mestrado em Administração Pública da Texas Southern University visita a sede do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), nesta terça-feira (17/5), para conhecer de perto o funcionamento da Corte baiana. A visita está marcada para começar às 14h. 

O grupo estará acompanhado de mais cinco estudantes baianos, alunos do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia (UFBA), além de comitiva de professores americanos, tradutores e o coordenador de intercâmbio. A parlamentar Wanda Adams, do estado do Texas, também integra a equipe. Ao todo 40 pessoas deverão visitar o Regional baiano, escolhido pela coordenação do grupo no Brasil para mostrar aspectos institucionais e organizacionais da Justiça Eleitoral. 

Os visitantes estão no País por meio de um programa de estudos sobre o Brasil, organizado pela Texas Southern University com apoio do programa A Cor da Bahia, da UFBA. 

A delegação será recepcionada pelo presidente do TRE-BA, desembargador Mário Alberto Hirs, o diretor-geral do Órgão, Raimundo Vieira, e o procurador Regional Eleitoral, Sidney Madruga. Também estará na recepção, a desembargadora Cynthia Maria Resende, diretora da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia, entidade vinculada ao TRE que está organizando a visitação do grupo ao Tribunal. 

Em atividade no Rio de Janeiro até a última sexta-feira (13/5), a equipe visita também outras organizações e autoridades políticas em sua passagem pela Bahia. 


Voto eletrônico
Oito urnas eletrônicas serão montadas para os visitantes conhecerem na prática o funcionamento da votação eletrônica, implantada no Brasil a partir das eleições municipais de 1996 e hoje referência para todo o mundo. 

Procedimentos como a emissão da zerésima de votação e o próprio ato do voto serão simulados para os visitantes, que terão a chance de manipular os equipamentos. O grupo faz ainda um passeio pelas instalações do Tribunal onde irá conhecer o Memorial do TRE (foto) e assistir a palestras.
ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido