Na solenidade de diplomação, presidente do TRE-BA convoca eleitos a se pautarem pelo interesse público

Desembargadora Sara Brito, Presidente do TRE-BA, diploma o prefeito eleito de Salvador, ACM Neto...

Em discurso de abertura da solenidade de diplomação dos eleitos em Salvador, no início da noite desta terça-feira (18), a Presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), Desembargadora Sara Brito, lembrou aos candidatos vitoriosos nas eleições deste ano que “grandes e graves responsabilidades” impõem-se a eles a partir de agora. No evento, foram diplomados o prefeito eleito da Capital baiana, ACM Neto, a vice, Célia Sacramento, e mais 59 vereadores, entre titulares e primeiros suplentes.

ACM Neto e Célia Sacramento foram diplomados, respectivamente, pela Presidente do TRE-BA e pela Vice-Presidente, a Desembargadora Maria do Socorro. Os vereadores receberam o diploma das mãos da Juíza titular da 18ª Zona Eleitoral, Angela Bacellar Batista, a mais antiga em atuação na Capital baiana.

O evento ocorreu no Auditório do TRE-BA e contou com a presença de autoridades como o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, dos membros integrantes da Corte Eleitoral, além dos presidentes da Assembleia Legislativa, Deputado Marcelo Nilo, e do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Desembargador Mário Alberto Hirs.

Interesse público

Na ocasião, a Desembargadora Sara Brito mandou um recado direto aos eleitos. Aos vereadores lembrou o papel da Câmara Municipal desde o tempo da colonização, cobrando um trabalho pautado pelo interesse público na fiscalização do Poder Executivo e na propositura das leis. Ao prefeito ACM Neto pontuou o desafio que será para um jovem de 33 anos administrar, nos próximos quatro anos, uma capital com quase três milhões de habitantes. “Aceito que foi o desafio, somente um imperativo agora se lhe impõe: o imperativo da coragem para superar obstáculos e adversidades”, enfatizou a magistrada.

A desembargadora ressaltou o aumento no índice de abstenções, votos nulos e brancos nas eleições deste ano como impressionante e pediu reflexão. Ao explanar sobre o tema, citou o jurista baiano Josaphat Marinho, que entendeu a indiferença dos eleitores como resultante não só do desvio de propósitos dos políticos, mas, também, do fato de os partidos políticos não obedecerem aos seus programas. “Urge fazer com que o eleitor recupere a crença no voto, e na própria democracia representativa, urge convencer o eleitor passivo – e essa é uma missão de todos nós”, arrematou. Na Bahia, dos 10.456.200 de eleitores aptos a votarem este ano, 2.906.543, ou seja, 27,79%, deixaram de comparecer às urnas ou optaram pelo voto branco ou nulo.

No discurso foi destacado ainda a aplicação da Lei da Ficha Limpa, além do trabalho da Justiça Eleitoral e de seus servidores durante as eleições, consideradas as mais rápidas dos últimos anos.  

Diplomação
A diplomação é o ato da Justiça Eleitoral que habilita os eleitos a assumirem e exercerem os mandatos eletivos conquistados nas urnas, legitimando-os para a posse e o exercício de seus cargos. A posse dos eleitos vai ocorrer em 1º de janeiro de 2013.

Confira aqui na íntegra o discurso da presidente (formato PDF)

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido