Influências do Twitter e Youtube são abordadas em congresso no TRE

O “4º Congresso Regional de Escolas Judiciárias Eleitorais” continua nesta sexta-feira (30), no auditório do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (CAB)

Palestra da Ministra Luciana Lóssio

Os impactos trazidos por mídias sociais como o Twitter e o Youtube na Justiça Eleitoral (JE) foi um dos assuntos trazidos ao público, na tarde desta quinta-feira (29), durante a programação do “4º Congresso Regional de Escolas Judiciárias Eleitorais”. O evento segue com programação durante toda a sexta-feira no auditório do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE/BA), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

A explanação integrou o painel “os desafios do processo eleitoral para as eleições 2012”, feita pela ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luciana Lóssio. “Na internet quando a gente encontra a resposta, a pergunta já é outra”, exemplificou a magistrada acerca das mudanças e consequentes desafios da atualidade para a Justiça Eleitoral.

A ministra falou ainda sobre “a importância e as peculiaridades da JE brasileira” e o “Direito Eleitoral”. A apresentação foi precedida pela palestra do advogado e diretor da Faculdade de Direito da UFBA, Celso Castro. “A democracia e o sistema eleitoral devem assegurar uma sociedade livre”, foi uma das falas trazidas pelo professor.

Celso Castro trouxe para o debate os assuntos “coligação e fidelidade partidária”, “democracia representativa e participativa”, “financiamento de campanha”, “representatividade versus governabilidade” e “traição ideológica”.

A desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, diretora da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE-BA), também esteve presente.

Encerramento
Após a programação de palestras, foi iniciada a “Reunião do Colégio de Diretores e Coordenadores das EJEs”, que reuniu gestores de Escolas Judiciárias Eleitorais de todo o Brasil em torno de temas como “a estrutura mínima das EJE’s” e “as comissões temáticas de trabalho das Escolas Judiciárias Eleitorais”.

A reunião tem o objetivo de reunir EJEs para discutir sobre as práticas das escolas e o aprimoramento de suas ações. Informações sobre o evento podem ser obtidas com a EJE-BA através do e-mail eje@tre-ba.gov.br ou telefone (71) 3373-7221.

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Icone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Icone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido