TRE-BA forma comissão para definir critérios para ocupação de cargos de direção e assessoramento

TRE-BA forma comissão para definir critérios para ocupação de cargos de direção e assessoramento. Servidores do Tribunal poderão encaminhar sugestões à Comissão de Gestores, através de e-mail, até o dia 2 de setembro

Fachada lateral da Sede do TRE-BA

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia constituiu uma comissão para debater e criar normatização para seleção de futuros gestores do Regional. O estudo tem por finalidade estabelecer critérios objetivos que avaliem as competências e habilidades dos servidores para eventuais ocupações de cargos de direção e assessoramento na instituição. Servidores, da capital ou interior do Estado, poderão enviar sugestões para a comissão através do e-mail comissaogestores@tre-ba.gov.br , até dia 2 de setembro próximo.

A pesquisa de ‘Qualidade de Vida no Trabalho’, recentemente aplicada no TRE-BA, foi um impulsionador da iniciativa. De acordo com o resultado que foi divulgado em março, o tópico que alcançou maior índice de insatisfação entre os servidores, abordava questões relacionadas ao ‘reconhecimento e crescimento profissional’ no trabalho.

A Comissão de Gestores pretende ouvir os servidores do TRE-BA, a fim de aprofundar o assunto. “Percebemos que precisávamos fazer essa consulta para o enriquecimento da proposta da comissão e realização de um trabalho mais adequado a nossa realidade”, pontuou a Assessora do Diretor-Geral e presidente da comissão, Carla Dantas.

A Assessora também enfatizou que solicitou à Presidente do TRE-BA, Desembargadora Sara Brito, a prorrogação do prazo para elaboração dos estudos da comissão, por se tratar de um tema complexo e de interesse geral.

Outras experiências

A Comissão de Gestores do TRE-BA tem pesquisado sobre a experiência de outros órgãos, públicos e privados, que instituíram prática semelhante. A partir desse levantamento, e após análise, o Regional adotará ações específicas, adaptadas às demandas internas. O Tribunal Superior Eleitoral já adota um sistema de critérios para ocupação de alguns cargos. Além do TSE, a comissão também examinou a implantação da medida no Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP).

Equipe de trabalho

A Comissão de Gestores foi instituída através da Portaria nº 613/GP (formato PDF), de 18 de julho de 2013 - com retificação na Portaria nº 662/GP (formato PDF), de 2 de agosto de 2013. É constituída pelos seguintes servidores do TRE-BA: Carla Dantas Castro, Assessora Especial do Diretor-Geral; Ludmila Santana Brito, Coordenadora de Educação e Desenvolvimento; Cristina Alcântara Tanajura, Secretária de Controle Interno e  Auditoria; Grace Lane Bulcão, Técnico Judiciário, da Assessoria Especial do Diretor-Geral; Glória Cristina Tourinho, Técnico Judiciário, da Seção de Orientação às Zonas Eleitorais e Carla Cristina Santos, Analista Judiciário, da Seção de Acompanhamento e Orientação à Gestão Administrativa.

/HS

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