Inaugurado o novo Fórum Eleitoral de Brumado (BA)

O prédio é o terceiro a ser inaugurado em 2013 pela Justiça Eleitoral. Na cerimônia foi destacada a qualidade da obra, que vai atender 63.314 eleitores de três cidades

TRE-BA Iauguração do Fórum de Brumado

Há três meses aberto ao público, foi inaugurada oficialmente, na manhã desta sexta-feira (13/12), o novo fórum sede do Cartório Eleitoral de Brumado, município baiano localizado há 564 Km de Salvador. Em cerimônia que contou com a presença de autoridades políticas locais e sociedade civil, os juízes membros do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) presentes destacaram a importância de mais um fórum próprio para a Justiça Eleitoral e para o fortalecimento da democracia.

Condutor da cerimônia, o Corregedor Regional Eleitoral da Bahia, Juiz Josevando Andrade, chamou a atenção para a alta qualidade da obra. “O que achei muito interessante foi a qualidade da obra, a construção é muito boa. A cidade é boa, é polo de informática, merecia uma obra desse tipo”, enfatizou o magistrado. A solenidade contou também com as presenças do Juiz Ouvidor do TRE-BA, Cássio Mirando, e do Juiz membro do Tribunal pela classe dos advogados, Maurício Kertzman (veja abaixo as declarações de cada um deles). O evento contou também com a presença da Juíza Titular da 90ª Zona Eleitoral, que compreende  Leonor Abreu.

O fórum

O Cartório atende um total de 63.314 eleitores que compreende, além de Brumado, cidadãos dos municípios de Malhada de Pedras e Aracatu. Com cerca de 263 metros quadrados, o novo Fórum Eleitoral de Brumado vai operar com dez cômodos que incluem: área reservada para a armazenamento de urnas; arquivo; cartório; sala do juiz com banheiro; sala dos equipamentos de rede e parte elétrica; dois banheiros privativos para os servidores; cozinha; dois banheiros para o público; além de sala para atendimento ao público. As instalações do prédio são dotadas de acessibilidade como corrimão e rampa de acesso para o público com deficiência ou mobilidade reduzida.

O chefe do Cartório, Álvaro Oliveira, lembrou que a nova sala reservada para as urnas foi um dos impactos positivos trazidos. “Certamente vai facilitar. Eu, por exemplo, sou gerente de polo, ai teria que ficar o tempo todo se deslocando de um ponto a outro. Na eleição passada mesmo passei maior parte do tempo num depósito de urnas”, pontuou. 

Última inauguração de 2013

Prevista inicialmente para 18 de dezembro, a quarta e última inauguração de fórum eleitoral em 2013, o Cartório de Ribeira do Pombal (110ª ZE), está marcada agora para final de janeiro de 2014. Com a aquisição, vai subir para 21 o número total de fóruns próprios erguidos pela Justiça Eleitoral na Bahia.

 

Confira como cada juiz do TRE-BA recebeu a inauguração:

Juiz Ouvidor do TRE-BA, Cássio Miranda: “A inauguração atende a um reclame da Justiça Eleitoral na região, pois vai servir a três municípios e naturalmente vai apresentar como resultado uma melhor prestação jurisdicional no âmbito da Justiça Eleitoral”.

Juiz Membro do TRE-BA pela classe dos advogados, Maurício Kertzman: “É sempre importante uma evolução de estrutura, possibilita um aumento na efetividade da prestação do serviço jurisdicional. Brumado engloba três cidades e com certeza esse novo fórum vai possibilitar mais estrutura, mais eficiência no serviço. O fato de ter um prédio próprio faz com que facilite a tramitação dos processos para os advogados. Porque antes funcionava no mesmo prédio da Justiça Comum, o que implicava uma mistura da função jurisdicional até para os próprios magistrados. Essa sede própria é melhor tanto para os magistrados quanto para os advogados”.

Juiz Corregedor do TRE-BA, Josevando Andrade: “Realmente é a evolução da Justiça Eleitoral, quero parabenizar a nossa Presidência por essa iniciativa. Isso realmente aprimora o serviço. O Fórum de Brumado é um fórum espetacular, construído no centro da cidade. Foi um dos melhores fóruns que eu inaugurei. E o que achei muito interessante foi a qualidade da obra, a construção é muito boa. A cidade é boa, é polo de informática, merecia uma obra desse tipo”. 


Leia mais:

Cartório Eleitoral de Brumado é o terceiro a ganhar sede própria em 2013

Sede própria do Fórum Eleitoral de Seabra será inaugurada na sexta-feira (22)

TRE deverá inaugurar anexo e nove fóruns eleitorais em 2012

 

SM

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido