Projeto Eleitor do Futuro promove nova vinda de estudantes ao TRE-BA

Proposta do TSE, adotada por muitos Regionais, tem confirmado sucesso do público jovem com interesse em aprender sobre o processo eleitoral no País

Proposta do TSE, adotada por muitos Regionais, tem confirmado sucesso do público jovem com inter...

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia recebeu a visita de mais um grupo de estudantes, dando prosseguimento ao Projeto Eleitor do Futuro. A iniciativa foi idealizada pelo então Ministro do STJ, Sálvio de Figueiredo Teixeira, quando Corregedor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2002, e implementada no TRE-BA no ano seguinte, pela Corregedoria do Regional, sendo atualmente coordenada pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE). Nessa sexta, 33 estudantes da Escola Estadual Álvaro Augusto da Silva, localizada na Rua Conde de Porto Alegre, bairro do IAPI, tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre o processo eleitoral democrático e o papel da Justiça Eleitoral.

Numa maratona informativa e descontraída de quase três horas, jovens com idades entre 10 e 15 anos, de posse de cartilhas impressas, foram sendo guiados por setores do TRE-BA, orientados pela equipe da EJE. Na Sala de Sessões do Tribunal foi exibido vídeo institucional (produzido pelo TSE) e ministrada palestra interativa. Os estudantes também foram apresentados à urna eletrônica, seus dispositivos, funcionamento, com a realização de uma votação simulada. No Memorial do TRE-BA, os participantes contemplaram o acervo de objetos e documentos que contam e preservam um pouco da história da Justiça Eleitoral. A visita foi finalizada com um passeio pelos Cartórios Eleitorais e Central de Atendimento ao Público, com parada na 3ª Zona para uma breve conversa com os servidores sobre os serviços cartorários.

O Projeto Eleitor do Futuro é uma proposta de abrangência nacional e está acessível às escolas públicas e privadas mediante agendamento prévio. No TRE-BA, o contato pode ser feito através dos telefones 33737221 ou 33737376, ou via e-mail eje@tre-ba.gov.br. Na opinião da chefe da Escola Judiciária Eleitoral, Adriana Passos, o Projeto Eleitor do Futuro é um bom exemplo de prática cidadã, tendo como principal objetivo conscientizar jovens sobre seu papel de agentes na sociedade, debatendo não só sobre cidadania e democracia, mas também acerca de direitos e deveres num país democrático.

/DP

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido