Presidente do TRE-BA critica indiferença política e conclama a população a comparecer às urnas

Em sessão solene comemorativa à sua posse, o Desembargador Lourival Trindade teceu críticas à perda de ética na política, segundo ele, responsável em grande parte pelas abstenções nas últimas eleições

TRE-BA Solenidade comemorativa à posse

A posse no cargo ocorreu em 13 de março, mas veio na sexta-feira (28/3) o discurso – e em tom contundente. Na sessão solene comemorativa à chegada do novo Presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), o Desembargador Lourival Almeida Trindade mandou um recado direto às novas gerações, às mulheres e ao povo em geral, a quem convocou a participar das eleições de 2014. Aos corruptos, não poupou críticas pelo esvaziamento da ética na política brasileira.

A solenidade ocorreu na Sala de Sessões do Tribunal e marcou simbolicamente a posse de Lourival Trindade, escolhido entre os pares para presidir a Corte Eleitoral até 13 de março de 2016.

O magistrado falou para um salão repleto de políticos, autoridades da área do Direito, familiares, amigos e servidores da instituição, categoria que voltou a destacar pelo comprometimento com a condução das eleições. Trazendo uma série de referências de campos como a Ciência Política, a literatura e até a Música Popular Brasileira, o novo presidente do TRE-BA atacou as desigualdades sociais ainda imperantes no país e criticou a juventude brasileira pela falta de participação na política, o que vem sendo refletido nos altos números de abstenções das últimas eleições.

O juiz condenou a hiper-valorização, pelos jovens, do consumismo e do culto ao corpo e ao prazer em detrimento de valores como a cidadania. “Precisamos crer que a participação política mediante o voto tem a força do pingo d’água que desgasta a pedra da injustiça”, enfatizou. Por outro lado, não deixou de atribuir o atual desencantamento com a democracia a fatores como os sucessivos escândalos de corrupção aliados à impunidade.

O magistrado lembrou ainda da necessidade de se repensar a postura do judiciário e do próprio juiz, que devem ser garantidores do cumprimento da Constituição, destacando a importância da Justiça Eleitoral. “Esta é a Casa da cidadania do povo baiano, que irá exercê-la, este ano, no pleito que se avizinha”.

Homenagens

O novo presidente foi homenageado pelos colegas de toga e demais presentes à sessão, que o destacaram por características como probidade, transparência, educação e firmeza. Entre outras autoridades, compareceram à solenidade o Presidente do Tribunal de Justiça (TJ-BA), Desembargador Eserval Rocha, a ex-presidente do TRE-BA, Desembargadora Sara Silva de Brito, além dos ex-juízes membros da Corte Eleitoral, Cássio Miranda e o Desembargador Roberto Maynard, e personalidades políticas baianas.


Confira aqui o discurso na íntegra (PDF)


Leia mais:

13/3/2014 – Desembargador Lourival Trindade é o novo presidente do TRE-BA

12/3/2014 – Desembargador Lourival Trindade tomará posse como juiz membro do TRE-BA nesta tarde (13/03)

11/3/2014 – TJ-BA decide, nesta quarta (12/3), quem será novo desembargador do TRE-BA


SM

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Icone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Icone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido