Consulta pública: edital de teste de segurança dos sistemas eleitorais

Consulta pública: disponibilizada minuta de edital do teste público de segurança dos sistemas el...

Já está disponível no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet, em link específico localizado na área “Destaques”, a minuta do edital do Teste Público de Segurança (TPS) do sistema eletrônico de votação que será utilizado nas Eleições Municipais do ano que vem. O teste de segurança está previsto para ocorrer no período de 8 a 10 de março de 2016, das 9h às 18h, na sede da Corte Eleitoral, em Brasília. A audiência pública para a divulgação dos resultados, conclusões e entrega dos certificados aos participantes do evento está marcada para o dia 15 de março deste ano. 

Pelo edital, o Teste Público de Segurança é parte integrante do ciclo de desenvolvimento dos sistemas eleitorais de votação, apuração, transmissão e recebimento de arquivos. Os sistemas eleitorais que serão objeto do teste são aqueles utilizados na geração de mídias, votação, apuração, transmissão e recebimento de arquivos, lacrados em cerimônia pública, incluindo o hardware da urna e seus softwares embarcados. A iniciativa tem por objetivo fortalecer a confiabilidade, a transparência e a segurança da captação e da apuração dos votos, além de propiciar o aperfeiçoamento do processo eleitoral. 

Atuarão no teste quatro comissões: Organizadora, Reguladora, Avaliadora e de Comunicação Institucional, bem como investigadores e/ou grupos de investigadores. 

Somente serão executados os planos de testes dos investigadores e/ou grupos de investigadores que tiverem suas inscrições aprovadas e selecionadas e estiverem presentes no momento da realização dos testes. Também serão autorizados apenas aqueles que forem aprovados e atendam aos requisitos do edital, não causem danos físicos aos equipamentos e às instalações disponibilizados para os testes e forem tecnicamente viáveis. 

Ao final, o edital traz anexo com os períodos de pré-inscrição, de apresentação de recurso referente à fase de pré-inscrição, entre outras datas que compõem o Calendário do evento. 

Resolução 

O Plenário do TSE aprovou em abril do ano passado a Resolução nº 23.444, que tornou obrigatória e periódica a realização de Teste Público de Segurança dos sistemas eleitorais. A resolução institui o TPS no ciclo de desenvolvimento dos sistemas de votação e apuração. 

Segundo o documento, o procedimento passa a ser parte integrante do processo eleitoral brasileiro e será realizado antes de cada eleição ordinária, tanto municipal quanto geral. 

Os testes contemplam ações controladas com o objetivo de identificar vulnerabilidades e falhas relacionadas à violação da integridade ou do anonimato dos votos de uma eleição e apresentar as respectivas sugestões de melhoria. 

A resolução também definiu a atuação das diversas áreas do TSE, considerando a complexidade de preparação e execução do evento. De acordo com o texto, cada edição dos testes públicos deve ser disciplinada por edital publicado no Diário da Justiça Eletrônico (DJe) do TSE e divulgado no portal do Tribunal na internet. 

Confira aqui a íntegra da minuta deedital do Teste Público de Segurança.

 

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido