Na Bahia, mais de 74 mil pessoas foram atendidas em quatro dias; eleitor deve consultar situação antes de procurar TRE-BA

Devem se ater ao prazo, portanto, aqueles que necessitem, prioritariamente, solicitar a emissão da primeira via do título, fazer a regularização eleitoral ou a transferência de município

TRE-BA Atendimento ao eleitor no dia 26 de abril, próximo ao fechamento do cadastro eleitoral

Desde a segunda-feira (25/4), quando se intensificou a ida de eleitores à Justiça Eleitoral, até esta quinta (28/4), um total de 74.061 pessoas procuraram os cartórios e postos de atendimento da Justiça Eleitoral nos SACs em todo o estado. Deste quantitativo, 9.934 foram atendidas em Salvador. A alta procura se dá por conta da proximidade do fechamento do cadastro eleitoral, em 4 de maio, prazo final para a solicitação dos serviços pelo eleitor em todo o país.  

Por conta do aumento do fluxo, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) orienta que o eleitor consulte a sua situação eleitoral no site da instituição antes de procurar o atendimento. A recomendação é para que aqueles que estejam em situação regular evitem enfrentar as longas filas. A informação pode ser visualizada no menu “Eleitor”, opção “Situação eleitoral”, onde a consulta pode ser feita informando-se o nome da mãe ou o número do título.

Portanto, deve se ater ao prazo os que necessitam prioritariamente solicitar a emissão da primeira via do título, fazer a regularização eleitoral ou a transferência de município.

Na maioria dos municípios baianos, o recadastramento biométrico não será obrigatório para as eleições deste ano e, por isso, a população deve evitar procurar o atendimento eleitoral apenas para a realização do procedimento.

Seções especiais

O TRE-BA informa, ainda, que eleitores com deficiência têm também o prazo de 4 de maio para solicitar transferência e votar nas seções especiais. O fechamento do cadastro é nacional, sendo a data limite para a regularização do eleitor, que deverá comparecer às urnas no próximo dia 2 de outubro.

Documentos necessários

Para solicitar os serviços eleitorais, os cidadãos precisam se dirigir aos postos de atendimento munidos de documento oficial com foto e comprovante de residência recente. No caso do primeiro título para as pessoas do sexo masculino entre 18 e 45 anos, o comprovante de quitação militar é também obrigatório.

Após 4 de maio, e até 10 dias antes das eleições, os únicos serviços que poderão ser solicitados pelo eleitor é a emissão da segunda via do título eleitoral e a certidão de quitação eleitoral.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido