Eleições 2016: TRE-BA reduz custos para minimizar impacto dos cortes no orçamento

Diante da política de ajuste fiscal, que veio a atingir diversos setores em todo o país, o Tribunal antecipou a adoção de medidas de redução de despesas

Urnas eletrônica com a bandeira nacional de plano de fundo.

O Congresso Nacional aprovou a Lei Orçamentária Anual de 2016 com severos cortes de gastos nos órgãos do Judiciário para cumprimento da meta fiscal. O impacto dessas medidas será minimizado nas Eleições Municipais que elegerão prefeitos e vereadores baianos em 2 de outubro. A garantia é do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), que destinará cerca de R$ 21 milhões para a realização do pleito deste ano. Este valor, comparado aos gastos eleitorais em 2012 (atualizados pelo índice IPCA), representa uma economia de pouco mais de R$1 milhão, em virtude da adequação de diversas despesas. 

De acordo com a Secretária de Orçamento, Finanças e Contabilidade do Órgão - Carla Lustosa - a situação requer cautela nos gastos. Ela considera que a diminuição do impacto foi possível em função de uma estratégia adotada pelo Regional baiano, que antecipou a adoção de medidas de redução de custos. “Desde o ano passado já vínhamos nos preparando para a redução. Uma análise criteriosa foi feita pela Administração em todas as áreas do Tribunal, objetivando preservar a logística e viabilizar a realização das eleições”, afirmou. 

Segundo a servidora, outras ações do TRE da Bahia não chegaram a ser afetadas com a restrição orçamentária, a exemplo do recadastramento biométrico, prioridade para a Justiça Eleitoral em todo o país.

Medidas de economia 

Dentre as medidas adotadas para a redução dos gastos relacionados ao pleito está a alteração da modalidade de treinamentos. Antes presenciais, os eventos são realizados por método de Ensino a Distância (EAD). “Isso reduz bastante o nosso custo com transporte e diárias de servidores. A orientação é a de que o deslocamento ocorra somente em situações estritamente necessárias”, acrescentou Lustosa. 

O controle dos gastos também atinge o orçamento anual do Regional baiano e tem sido enfrentado com medidas e campanhas internas de consumo consciente de energia elétrica, água, telefone, papel e outros materiais de uso diário.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido