Mais de 17 mil adolescentes na Bahia fizeram o primeiro título na “Semana do Jovem Eleitor”

Mesmo com 15 anos de idade no momento, jovens que completem 16 até 2 de outubro, dia da eleição, já podem fazer o alistamento; 4 de maio é o prazo final para a solicitação de qualquer procedimento na Justiça Eleitoral

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) convocam os jovens baianos que têm 16 e 17 anos para as eleições municipais que acontecerão em outubro deste ano.

Um total de 17.746 adolescentes entre 16 e 18 anos incompletos solicitou o primeiro título do eleitor no período da segunda “Semana do Jovem Eleitor”, entre 28 de março e 1ª de abril deste ano, na Bahia. O número representa uma média de 45% dos mais de 39 mil atendimentos realizados naquela semana em todo o estado, além de um aumento no número de alistamentos em relação à semana anterior à Páscoa (14 a 18 de maço), quando mais de 11 mil eleitores da mesma idade buscaram o atendimento. Os dados foram atualizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta terça-feira (5/4).

 O número superou, ainda, os 11.429 jovens de mesma idade atendidos na primeira “Semana do Jovem Eleitor”, realizada entre 16 e 20 de novembro de 2015.

A campanha, realizada pelo TSE em todo o país com o propósito de estimular o voto entre novos eleitores, contou com a adesão nacional de mais de 212 mil jovens nos cinco dias, segundo dados da própria corte superior – todos eles foram menores 18 anos que compareceram a um cartório eleitoral para fazer o alistamento.

 

Prazo final: 4 de maio

Mesmo após o encerramento da “Semana do Jovem Eleitor”, na última sexta-feira, os jovens de 16 até 18 anos incompletos que desejem tirar seu primeiro título de eleitor ainda podem se dirigir a um cartório eleitoral até o dia 4 de maio, quando ocorre o fechamento do cadastro eleitoral em todo o país. O interessado deve levar consigo um documento de identificação oficial com foto (passaportes não são aceitos) e um comprovante de residência.

O jovem pode procurar o atendimento desde já, mesmo que no momento tenha ainda 15 anos de idade. A exigência é que ele tenha completado 16 anos de idade até o dia 2 de outubro de 2016, data em que se realizará a votação do primeiro turno das Eleições 2016.

Últimas notícias postadas

Recentes