Eleições 2016: Bahia conta no momento com mais de cem mil mesários; inscrições continuam abertas

Para se cadastrar, interessados devem acessar o site do TRE-BA e preencher ficha de inscrição ou comparecer ao cartório eleitoral ao qual está vinculado

Foto referente a matéria do site publicada em 22/07/16.

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) já conta com 138.840 mesários alistados em todo o estado para atuar nas Eleições Municipais marcadas para 2 de outubro deste ano. O número ainda não é definitivo, já que, com as agregações de seções eleitorais, o quantitativo de mesários inscritos poderá aumentar ou diminuir.

Em ritmo de preparação para o pleito, com a identificação biométrica, não-biométrica e mista dos eleitores, os maiores colégios eleitorais do estado – Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista – já alistaram até o momento 19.200, 4.344 e 2.969 mesários, respectivamente. 

Inscrições abertas

Interessados em atuar como mesário ainda podem se alistar. A presidente do Grupo de Trabalho Mesários Bahia (GT-Mesários/BA) do TRE-BA, Verônica Silva explica que as inscrições podem ser feitas a qualquer tempo, porém quem pretende trabalhar nestas eleições deve efetivá-la o quanto antes, pois os cartórios eleitorais já começaram a convocar os mesários. "Os cartórios eleitorais ou já estão convocando ou estão em vias de convocação", lembra a servidora. Para se cadastrar é necessário que os eleitores cliquem no banner do “Mesário Voluntário” no site do TRE-BA e preencham a ficha de inscrição. O usuário deve, obrigatoriamente, informar o número do título de eleitor para acessar o formulário, além de outros dados como endereço, contato telefônico e nível de escolaridade.

Outra opção de inscrição é a presencial, diretamente nos cartórios eleitorais no qual o interessado esteja inscrito, em sua cidade de votação. Os que pretendem atuar nas mesas receptoras de votos podem, ainda, esclarecer dúvidas ao enviar e-mail para mesariovoluntario@tre-ba.jus.br. 

Benefícios

Além do exercício da cidadania, o trabalho de mesário é recompensado com os seguintes benefícios: auxílio-alimentação para o dia da eleição; folga no trabalho em período equivalente ao dobro dos dias prestados à Justiça Eleitoral; vantagem de desempate em concursos públicos da Justiça Eleitoral e em outros concursos públicos, caso haja previsão em edital. 

Projeto Mesário Voluntário

Na Bahia, o projeto “Mesário Voluntário”, programa da Justiça Eleitoral, visa a arregimentar cidadãos que desejam atuar voluntariamente nas mesas receptoras de votos no dia das eleições. Implantado como projeto piloto em 2006, na cidade de Vitória da Conquista, a proposta do programa se expandiu a partir de 2008 para todas as zonas eleitorais da Bahia.

Para assistir ao segundo vídeo da “Série Mesário” no canal da TV TRE-BA no YouTube basta clicar aqui: http://migre.me/upqTm

AA

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido