TRE-BA recebeu universitários norte-americanos na segunda-feira (14/3)

TRE-BA sede salvador

Estudantes norte-americanos, participantes do “Programa de Estudos Sobre o Brasil”, visitaram na segunda-feira (14/3) a sede do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). A delegação veio para conhecer aspectos organizacionais do Regional baiano e o processo relativo à realização das eleições no Brasil.

Os alunos foram recepcionados no Gabinete da Presidência, pelo Juiz Fábio Alexsandro Costa Bastos, Corregedor Regional Eleitoral, pelo Juiz Federal Carlos d’Ávila Teixeira e pela Juíza Fabiana Pellegrino, Diretora da EJE/BA.

O evento teve início às 14h30 e contou com palestras ministradas por servidores indicados pela EJE/BA, tendo como temas “O Sistema Eleitoral Brasileiro” e “A logística das Eleições na Bahia”. O grupo também teve a oportunidade de conferir o funcionamento das urnas eletrônicas.

A programação incluiu visitas às instalações do TRE e cartórios eleitorais, para os estudantes acompanhar a realização do cadastramento eleitoral biométrico.

Sobre o programa

Iniciado em 2011, o “Programa de Estudos sobre o Brasil” é organizado pela Texas Southern University e conta com o apoio da Universidade Federal da Bahia (UFBA), por meio do Programa “A Cor da Bahia”. Consiste em um intercâmbio, de 10 a 15 dias, com vistas ao estudo de instituições políticas brasileiras e as dinâmicas de relações sociais no Brasil, considerando aspectos referentes à administração pública e corporativa, sustentabilidade, políticas de gênero, étnicas, raciais e economia solidária.

Essa é a segunda vez que o TRE-BA participa da proposta de intercâmbio. A primeira foi em 2011. Além dos alunos do Programa de Mestrado em Administração Pública da Texas Southern University, fazem parte do grupo estudantes do curso de Ciências Sociais da UFBA. Recife, Rio de Janeiro e São Paulo são as outras capitais incluídas no itinerário do Programa.

Últimas notícias postadas

Recentes