Presidente do TRE-BA, desembargador Mário Hirs, faz abertura da 8ª Reunião do Colégio de Dirigentes das EJEs

Evento ocorre até esta sexta-feira (18/11), no Hotel Deville Prime, em Salvador

tre-ba-reuniao-codeje

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Mário Alberto Simões Hirs, abriu, nesta quinta-feira (17/11), a 8ª Reunião do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (Codeje).  O evento ocorre no Hotel Deville Prime, em Salvador, e segue até amanhã (18/11), das 9h às 19h.

Participaram da abertura o diretor-geral do TRE-BA, Raimundo de Campos Vieira; o presidente do TRE-PR e do Codeje, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen; e o presidente do TRE-RR, desembargador Mauro Campello.

O encontro, organizado pela Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE-BA), reúne juízes, desembargadores, coordenadores e assessores. Conforme programação, a manhã desta quinta-feira (17/11) contou com mesas redondas, além de apresentação de projetos e planos de ação.

A primeira mesa trouxe o tema “Reflexões sobre a construção de uma nova ética política no processo eleitoral” e foi conduzida pelo desembargador Carlos Divino Rodrigues, membro da Corte do TRE-DF, e pelo juiz federal Salomão Viana, ex-membro da Corte do TRE-BA. Na oportunidade, Viana iniciou a palestra relacionando a democracia com os valores éticos. “O que falar de ética no sistema democrático? É ético questionar a maioria dos votos? Somos responsáveis pela garantia da isonomia”, afirmou.

Programação

Ainda nesta quinta-feira (17/11), o evento contará com apresentação folclórica de jovens do Projeto Axé. Já amanhã (18/11), às 9h45, ocorrerá a participação do coordenador do Programa Cidadania dos Adolescentes do Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef) e cordelista Mário Volpi, que tratará do conteúdo trabalhado no Projeto Eleitor do Futuro em forma de cordel.

Entre os assuntos a serem discutidos estão ainda os desafios da educação; o Projeto Tribunal Eleitoral Mirim/Jovem do TRE-PR e o Projeto de Lei relativo a cargos e funções da EJE em tramitação.

No final do evento será eleita a nova diretoria do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais. O objetivo das Escolas é promover e difundir o conhecimento nas áreas de interesse da Justiça Eleitoral por meio de cursos, ciclos de debates e palestras.

Confira a programação na íntegra

TF

Últimas notícias postadas

Recentes