Faltam 4 dias: saiba como votar no 2º turno das eleições

TRE-BA logo eleições segundo turno (2)

Eleitores de Vitória da Conquista irão retornar às urnas no próximo domingo (30/10). O município é o único na Bahia a realizar o 2º turno das Eleições Municipais 2016. Dessa vez, será preciso votar apenas para prefeito. A cidade possui 230.598 eleitores aptos, sendo que 27.953 já realizaram o cadastramento biométrico. 

No 2º turno, o eleitor deverá registrar apenas voto para prefeito. Após informar os dois dígitos correspondentes ao candidato de sua preferência, o cidadão deverá acionar o botão “CONFIRMA”.  Caso digite o número errado, o eleitor poderá corrigir o voto, com a tecla laranja, “CORRIGE”, e prosseguir com a numeração correta. O eleitor que decidir votar em branco deverá apertar o botão “BRANCO” e, em seguida, “CONFIRMA”. A digitação de números que não correspondam a nenhum dos dois candidatos que concorrem ao 2º turno na cidade, seguida da tecla “CONFIRMA”, anulará o voto. 

Horário da votação

Da mesma forma em que ocorreu no 1º turno, as seções eleitorais abrirão às 8h e a votação se encerrará às 17h (horário local). Porém, o eleitor que estiver na fila até o final do tempo previsto terá o voto garantido. O presidente da mesa determinará a entrega de senhas a todos os eleitores presentes, começando pelo último da fila. A votação continuará na ordem decrescente das senhas distribuídas. 

Documentos 

No 2º turno da eleição também não é obrigatória apresentar o Título de Eleitor. No entanto, é necessário apresentar ao mesário um documento oficial com foto (Carteira de Identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação). Não será admitida a certidão de nascimento, nem de casamento. 

Local da votação

O local de votação será o mesmo em que o eleitor votou no 1º turno. Caso tenha deixado de votar no 1º turno e não saiba o local de votação, o cidadão poderá consultar o título de eleitor, onde constam informações sobre a zona eleitoral e a seção. Caso não tenha o título em mãos, é possível consultar o local de votação por meio do site do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). 

No site do Regional (www.tre-ba.jus.br), bastará, pelo menu principal, seguir o caminho: Eleitor > Título e local de votação. Na página, será possível solicitar a consulta tanto por nome quanto pelo número do título.

Vestuários e aparelhos tecnológicos 

No dia da votação é permitida a manifestação individual e silenciosa. Fica proibido, no entanto, qualquer tipo de ato de campanha na seção eleitoral e distribuição de santinho. O uso de camisas com estampa de candidato é vedado, porém adesivos poderão ser colados em camisas comuns. 

É proibido portar aparelhos de telefonia celular, filmadoras, máquina fotográfica ou qualquer equipamento de comunicação que possam comprometer o sigilo do voto. Esses aparelhos devem ficar retidos com o mesário enquanto o eleitor vota.

 

JP / LC

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Icone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Icone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido