TRE-BA expõe boletins de urnas; interessados poderão salvar dados através de aplicativo

TRE-BA imagem ilustração Qr Code

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) disponibiliza para a população a exposição dos boletins de urna (BUs) das seções eleitorais das 20 zonas da capital. Os BUs estão disponíveis na sede do Regional, no estacionamento interno, desde domingo (02/10). O aplicativo ‘Boletim na mão’, da Justiça Eleitoral, possibilita ao eleitor captar os dados de qualquer seção, por meio do Código QR – um código de barras em 2D – que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmera fotográfica. Os códigos estão impressos nos boletins. Os dados do 1º turno das Eleições Municipais 2016, distribuídos por seção eleitoral, também podem ser acessados no site do TRE-BA. 

Nas Eleições 2016, a Justiça Eleitoral expandiu a utilização do QR Code para o boletim de urna, obedecendo a uma determinação legal e atendendo à demanda crescente da sociedade por mais transparência na fiscalização das eleições por parte do cidadão. A Justiça Eleitoral já utilizou QR Codes para auxiliar a logística de preparação e distribuição das urnas. Na tela do software de votação, antes da emissão da zerésima, é exibido um QR Code com a correspondência da urna, bem como a data e a hora atuais. 

Através do site, a Justiça Eleitoral disponibiliza a opção de visualização dos boletins encaminhados para a totalização, assim como as tabelas de correspondências efetivadas, observado o horário de encerramento da totalização em cada unidade da Federação. 

Funcionamento do ‘Boletim na Mão’ (formato PDF)

Exemplo leitura boletim de urna (formato PDF)

JP

Últimas notícias postadas

Recentes