TRE-BA realiza exposição sobre a história do voto no Brasil em escola de Fazenda Coutos

A mostra ‘Pelos Caminhos do Voto’ estará disponível para os alunos até o dia 28/10, sexta-feira

TRE-BA realiza exposição sobre a história do voto no Brasil em escola de Fazenda Coutos

Até sexta-feira, 28/10, os alunos da Escola Municipal Fazenda Coutos poderão aprender mais sobre a história do voto brasileiro através da exposição ‘Pelos Caminhos do Voto’. Organizada pelo Centro de Memória do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE-BA), ela conta a história das eleições no Brasil, desde a época colonial até os dias de hoje.

A mostra é composta por cinco módulos que apresentam fatos relevantes sobre a consolidação do voto ao longo do tempo e como a Justiça Eleitoral (JE) foi criada. Além disso, faz uma viagem do passado até o presente, permitindo que o visitante conheça os processos eletivos no início da colonização do Brasil, quando eram controlados pelo imperador, presidentes das províncias e oligarquias rurais.

A Justiça Eleitoral

‘Pelos Caminhos do Voto’ também lembra que, em 1932, foi criada a Justiça Eleitoral, tornando o Poder Judiciário definitivamente responsável pelos trabalhos eleitorais, instituindo o voto secreto, o voto feminino e o sistema de representação proporcional em dois turnos.
Na atualidade, merece destaque o processamento eletrônico de dados nos serviços eleitorais. Em 1994, ocorre a primeira totalização eletrônica dos votos, pelo Tribunal Superior Eleitoral, porém o projeto de informatização só foi concluído para as eleições municipais de 1996. As primeiras urnas com identificação biométrica foram testadas em 2008 em três municípios sorteados pelo TSE.

Últimas notícias postadas

Recentes