Sorteio das urnas eletrônicas que serão auditadas acontece sábado (1º/10)

Auditoria será realizada por meio de votação paralela no domingo das eleições (2 de outubro); so...

A Comissão de Votação Paralela, instituída no âmbito do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) pela Resolução Administrativa n.º 17/2016, realiza, neste sábado (1º/10), o sorteio das cinco urnas eletrônicas que passarão por auditoria no dia da Eleição Municipal 2016 (domingo, 2 de outubro). O procedimento ocorre em audiência pública e tem início 9h, na sede do Regional baiano (1ª Avenida do Centro Administrativo da Bahia, 150 – CAB). A comissão é formada por servidores do TRE da Bahia e presidida pelo juiz de Direito Antônio Cavalcanti. 

Assista: Juiz Antônio Cavalcanti fala sobre auditoria das urnas 

Os trabalhos contarão com apoio da Polícia Militar da Bahia. À disposição da Justiça Eleitoral baiana estarão quatro veículos e um helicóptero, para busca das urnas - já preparadas para as Eleições Municipais 2016 - em suas respectivas seções eleitorais. As urnas sorteadas deverão ser substituídas por urnas de contingência, também preparadas para atender situações emergenciais. 

Toda a auditoria por votação paralela será acompanhada por representantes do Ministério Público Estadual, Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Bahia (OAB-BA), partidos, coligações e integrantes da sociedade que queiram participar. 

Objetivo 

A auditoria por votação paralela tem o objetivo de demonstrar a confiabilidade do sistema de votação eletrônica. Para o procedimento, será registrado voto – do mesmo modo que é feito na votação oficial – em cada uma das urnas eletrônicas sorteadas. Os mesmos votos serão também anotados em cédulas de papel e depositados em urnas de lona. O processo é feito por estudantes convidados a efetuar os registros. 

Ao final do procedimento, que é todo filmado pela Justiça Eleitoral, é feito um comparativo entre os votos registrados em papel e aqueles digitados nas urnas eletrônicas. Os dados deverão coincidir. A realização da auditoria é disciplinada pela Resolução 23.458/2015, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido