TRE-BA e prefeitura de Porto Seguro iniciam parceria para o recadastramento biométrico

TRE-BA e prefeitura de Porto Seguro iniciam parceria para recadastramento biométrico

Dando continuidade às tratativas do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) com os prefeitos das cidades em que a biometria ocorre de forma obrigatória, o presidente do TRE-BA, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano recebeu, nesta quinta-feira (27/4), a visita da prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira. 

Assista na TV TRE-BA 

Na oportunidade, o presidente falou do processo de recadastramento biométrico na cidade, que deve ser concluído em 31 de janeiro de 2018, e do esforço do Tribunal baiano para biometrizar todos os eleitores. “Essa parceria com as prefeituras é de grande importância para nós. Estou imensamente agradecido em receber o apoio de vocês nesse processo de biometrização do eleitorado baiano”. 

A prefeita também comentou a relevância do tema e se comprometeu a ajudar no processo de convocação dos eleitores.  “Sabemos que é preciso ter uma divulgação ampla para que as pessoas da zona rural saibam que é necessário fazer o recadastramento biométrico e a Prefeitura de Porto Seguro está dando total apoio para que isso possa acontecer”, afirmou.

Participaram do encontro o diretor-geral do TRE-BA, Raimundo de Campos Vieira, a assessora especial da Presidência, Mirella Cunha e o procurador-geral do Município de Porto Seguro, Hélio Leal Lima. 

Sobre a biometria 

Pensando em tornar ainda mais seguro o processo de votação eletrônico, a Justiça Eleitoral adotou o sistema biométrico, que é preparado para identificar uma pessoa, por meio da assinatura, das impressões digitais e do reconhecimento de face. O objetivo principal da biometria é garantir ainda mais segurança na hora de votar.

O procedimento é dividido em cinco etapas: coleta das digitais de todos os dedos das mãos, registro fotográfico, assinatura digital, revisão dos dados cadastrais e reimpressão de novo título. 

Em Salvador e em mais 51 cidades baianas, o recadastramento biométrico obrigatório está sendo realizado pelo Tribunal baiano desde fevereiro deste ano e deve ser concluído até o dia 31 de janeiro de 2018. O cidadão que não fizer o procedimento dentro do prazo terá o título cancelado.

Leia mais

25/4/2017 - Presidente do TRE-BA pede apoio às prefeituras baianas na divulgação do recadastramento biométrico 

19/4/2017 - Arquidiocese de Salvador garante apoio ao recadastramento biométrico dos eleitores 

 

TF

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido