Concurso do TRE-BA registra 21,98% de abstenção

Provas aconteceram nesse domingo (20/8) e foram acompanhadas pelo presidente do TRE-BA; resultado deverá ser divulgado no próximo dia 11 de setembro

Arte para uso nas publicações relacionadas ao concurso público 2017
Provas aconteceram nesse domingo (20/8) e foram acompanhadas pelo presidente do TRE-BA; resultado deverá ser divulgado no próximo dia 11 de setembro

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, destacou – durante sessão de julgamento desta segunda-feira (21/8) – a realização do concurso público 2017 do Eleitoral baiano. Conforme o desembargador, que durante o domingo (20/8) percorreu alguns dos locais onde foram aplicadas as provas do certame, “tudo ocorreu dentro da normalidade, sendo observadas apenas algumas intercorrências, que logo foram sanadas pela banca organizadora”, declarou. O índice de abstenção, 21,98%, também foi considerado razoável pelo desembargador. 

O desembargador Rotondano lembrou também sobre a data estipulada para a divulgação do resultado final do concurso, estabelecida para 11 de setembro. “Agora, é esperar a divulgação do resultado e nos preparar para receber esses novos e tão necessários servidores”, observou. Conforme edital, “o resultado final nas provas objetivas e o resultado provisório na prova discursiva serão publicados no Diário Oficial da União, e divulgados na internet na data provável de 11 de setembro de 2017”. 

Ausentes 

De acordo com relatório do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), dos 61.233 inscritos no concurso, 13.462 (21,98%) candidatos faltaram à realização da prova, aplicada nesse domingo (20/8), em Salvador.

As provas tiveram duração de quatro horas e aconteceram em dois turnos. Sendo, pela manhã, para os cargos de nível médio e, pela tarde, para os cargos de nível superior. 

Ocorrências 

A aplicação do certame, também conforme o Cebraspe/Cespe, ocorreu dentro da normalidade, sendo registrada apenas uma ocorrência importante no campus Federação, da Universidade Católica de Salvador (UCSal). Conforme nota divulgada pela organizadora do certame, “na aplicação das provas objetivas e discursiva do concurso para Técnico Judiciário do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE/BA), houve a troca dos envelopes de provas de duas salas de uma mesma escola, que foram destrocados ainda antes do início das provas. Quando a troca dos envelopes foi identificada, apenas um dos envelopes havia sido aberto, na presença dos candidatos da sala, que atestaram em ata quanto à sua inviolabilidade”. 

Ainda conforme nota divulgada pelo Cebraspe, “os envelopes foram destrocados com toda segurança devida, na presença de fiscais e de delegado da Polícia Federal.  Apesar de garantida a lisura do certame, alguns candidatos se recusaram a realizar as provas. Para garantir a segurança do evento e de todos os candidatos que realizavam as provas, o grupo de candidatos descontentes foi encaminhado a uma sala, onde foram prestados todos os esclarecimentos devidos”. 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido