EJE-BA promove ações do ‘Eleitor do Futuro’ em Mata de São João

EJE-BA promove ações do ‘Eleitor do Futuro’ em Mata de São João

TRE-BA Eleitor do Futuro Mata de São João

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-BA), firmou parceria com a Secretaria de Educação de Mata de São João, a fim de implantar o ‘Projeto Eleitor do Futuro’ no município. A proposta visa fomentar o debate sobre cidadania e voto consciente entre jovens. O ‘Eleitor do Futuro’ foi idealizado em 2002 pela Corregedoria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e desenvolvido com sucesso na capital baiana. Por iniciativa da EJE-BA, o projeto vem sendo expandido pelo interior do estado desde o começo do ano.

Em Mata de São João, a cerca de 65 km de Salvador, as ações do ‘Eleitor do Futuro’ tiveram início nessa sexta-feira (28/7). Representante da EJE-BA e coordenadora do projeto ‘Eleitor do Futuro’, Adriana Passos, reuniu-se com professores e coordenadores da Escola Municipal Célia Goulart de Freitas a fim de apresentar a proposta. Na explanação, dúvidas foram esclarecidas e ideias sobre a abordagem intercambiadas entre os participantes. Na ocasião, também foram distribuídos materiais para suporte às atividades dos professores com os alunos, como vídeos, slides, roteiro para peça teatral, cordel, cartilha Voto e Cidadania, entre outros.

Durante a tarde, o encontro da EJE-BA foi com grupo de estudantes do ensino médio da Escola Célia Goulart de Freitas. Numa exposição dialogada e descontraída, os jovens foram orientados sobre a importância do voto refletido – muito mais que um dever, um direito conquistado ao longo da história – participação política, democracia, cidadania. No enceramento aconteceu uma votação simulada, quando os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar o processo eleitoral, desde a campanha política, trabalho dos mesários, votação em urnas eletrônicas, até a divulgação do resultado do pleito. 

DS

Últimas notícias postadas

Recentes