Ilhéus é oficializada sede do TRE-BA

Município permanecerá nessa condição por três dias; cerimônia foi realizada no teatro da cidade, no início da noite desta quarta-feira (2/8)

Foto da 1ª Sessão de Julgamento do TRE-BA, ao vivo, em Ilhéus.
Município permanecerá nessa condição por três dias; cerimônia foi realizada no teatro da cidade, no início da noite desta quarta (2/8)

Parte das comemorações em torno dos 85 anos da Justiça Eleitoral da Bahia, uma cerimônia – realizada no início da noite desta quarta-feira (2/8) - oficializou a transferência da sede administrativa do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) para Ilhéus. O município, localizado no sul do estado, permanecerá na condição até a próxima sexta-feira (4/8). A solenidade foi seguida de sessão de julgamento. Essa foi a primeira vez que o colegiado do TRE baiano se reuniu fora de Salvador. 

O presidente do TRE-BA, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, comentou sobre a escolha de Ilhéus. “A região sul da Bahia, especialmente Ilhéus, sempre se destacou por dois motivos: o primeiro é quanto a sua participação no contexto histórico, científico, relatado em livros que a contam como o berço da colonização do país. O segundo motivo é o que liga a região aos destinos turísticos mais procurados do Brasil. Por essas, e por muitas outras razões, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia não poderia ter escolhido melhor local para, pela primeira vez em sua história, transferir sua sede”, disse. Os demais membros da Corte Eleitoral também comentaram sobre a iniciativa e, em unanimidade, elogiaram a escolha da cidade.

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre de Sousa, agradeceu a oportunidade de o município sediar a Justiça Eleitoral baiana. “Para mim e, tenho certeza que para todos os ilheenses, é uma honra ter a nossa cidade escolhida para ser sede do TRE da Bahia. Estes três dias serão de muita satisfação para todos nós e, se fosse possível, pediria para que ficassem por muito mais tempo”, disse.

Além de toda Corte Eleitoral baiana e do prefeito de Ilhéus, estiveram presentes na solenidade o desembargador Maurício Kertzman; Lukas Paiva, presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus; Sara Mandra Rusciolelli Souza, procuradora geral de justiça do Estado da Bahia em exercício; desembargadora Ligia Maria Ramos Cunha Lima; Antônio Carlos Rodrigues de Moraes, diretor do Fórum de Justiça da Comarca de Ilhéus; Ulysses Maunard Salgado, diretor do Fórum de Justiça da Comarca de Itabuna; a deputada estadual Ângela de Souza; Carine Nassri da Silva, juíza eleitoral de Ilhéus; Gláucio Rogério Lopes Klipel, juiz eleitoral de Itabuna; Clara Mota Pimenta, juíza federal; Paulo Eduardo Sampaio Figueiredo, promotor eleitoral de Ilhéus; Márcio Cunha Rafael dos Santos, procurador-geral do município de Ilhéus; Marcos Flávio Rhem da Silva, presidente da OAB-BA Subseção de Ilhéus; Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro, reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc); e diversos juízes e vereadores de Ilhéus e cidades da região.

 

Programação

Diversos eventos estão programados para o período em que Ilhéus permanecer sede da Justiça Eleitoral na Bahia. Nesta quinta-feira (3/8), será realizado o projeto “Eleitor do Futuro” no município de Itabuna. Em seguida, haverá a cerimônia para assinatura do convênio com a gestão municipal da cidade.

Já no dia 4 de agosto, a prefeitura de Ilhéus também oficializa compromisso para contribuir com o trabalho da Justiça Eleitoral. Na noite da sexta-feira (4/8), os membros da Corte Eleitoral participam de aula magna na Faculdade de Ilhéus, encerrando a programação na região.

/TS

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido