Sete prefeituras-bairro já oferecem o serviço de recadastramento biométrico

Os postos estão espalhados em diversos pontos da cidade e, somados, possuem 41 guichês para atender o eleitorado

Fachada da sede da Prefeitura-bairro Subúrbio/Ilhas, em Paripe
Os postos estão espalhados em diversos pontos da cidade e, somados, possuem 41 guichês para atender o eleitorado

Sete prefeituras-bairro em Salvador já dispõem de postos avançados para realização do recadastramento biométrico. Resultado de parceria entre o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) e a gestão municipal da capital baiana, os postos estão localizados nas unidades de prefeituras-bairro do Subúrbio-Ilhas, Cidade Baixa, Pau da Lima, Cabula, Valéria, Itapuã e Barra. Ao todo, 41 guichês já estão em operação. 

Todos os postos funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto aquele localizado em Valéria, com atendimento das 8h às 16h. Nove guichês atendem no bairro do Subúrbio- Ilhas, três na Cidade Baixa, oito em Pau da Lima, quatro na Valéria, cinco em Itapuã, seis no Cabula e também seis na Barra.A previsão é a de que, até o próximo mês de julho, as unidades de prefeituras-bairro da Liberdade e de Cajazeiras também passem a oferecer o serviço. 

Confira o endereço dos postos de atendimento no Hotsite da Biometria 

Além dos postos localizados nas prefeituras-bairro, o cidadão pode realizar o recadastramento biométrico na Central de Atendimento ao Público (CAP) e cartórios eleitorais, localizados no CAB; nas unidades do SAC (Barra, Cajazeiras, Comércio e Periperi); e nos postos avançados instalados na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), na Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e no Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5-BA), fórum do Comércio. 

Vale ressaltar que na CAP e nos cartórios eleitorais da capital o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, por ordem de chegada ou por agendamento. As vagas agendadas são disponibilizadas todo dia 20 de cada mês no site do TRE-BA. 

O atendimento nos postos da Justiça Eleitoral localizados nas unidades de prefeituras-bairro ocorre mediante agendamento no site do TRE-BA. Já para ser atendido nos SACs, o cidadão precisará efetivar agendamento no site do serviço (www.sac.ba.gov.br). 

Veja os documentos necessários para fazer o recadastramento biométrico

 - Documento oficial de identificação com foto (Ex.: original e cópia de RG, CNH, Carteira Profissional, Passaporte, Carteira de Reservista ou Certificado de Alistamento Militar);

- Comprovante de residência atual original e cópia (emitido há, no máximo, três meses), no nome do eleitor ou de um parente, devendo comprovar o parentesco;

 - Documento comprobatório de alterações de dados pessoais, se houver (Ex.: original e cópia da certidão de casamento com homologação de separação, sentença judicial etc.);

 - Se for tirar o 1º título eleitoral, necessita-se ainda da original e cópia do comprovante de quitação do serviço militar (para homens com idade entre 18 e 45 anos).

ATENÇÃO

- A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) não é válida como documento de identificação para o alistamento eleitoral (1º título de eleitor) por não conter nacionalidade/naturalidade, assim como o Passaporte, por não conter a filiação.

- O eleitor que tiver o título eleitoral anterior deve levá-lo na hora de fazer o recadastramento biométrico. Caso o tenha perdido não é necessário levar boletim de ocorrência.

- CONSULTE DÉBITO – Antes de comparecer ao cartório, é necessário ao eleitor consultar a existência de débitos com a Justiça Eleitoral. Para isso, bastará acessar o site (www.tre-ba.jus.br). A pesquisa é feita, por meio do menu principal, seguindo o caminho: Eleitor > Débitos do eleitor. Caso exista débito, a multa deverá ser paga previamente. O comprovante de pagamento deverá ser apresentado no momento do atendimento.

 

 HS 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido