Em Porto Seguro, presidente do TRE-BA participa de ação do ‘Projeto Eleitor do Futuro’

Em Porto Seguro, presidente do TRE-BA participa de ação do ‘Projeto Eleitor do Futuro’

TRE-BA presidente visita colégio municipal em Porto Seguro

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), Des. José Edivaldo Rocha Rotondano, visitou, nessa sexta-feira (19/5), o Colégio Municipal de Porto Seguro, tendo em vista a expansão do ‘Projeto Eleitor do Futuro’ pelo interior do estado. Após assinatura de acordo de parceria com a prefeitura de Eunápolis pela manhã, o magistrado compareceu no final da tarde à reunião proposta pela Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE-BA) na instituição de ensino. No evento, o presidente do TRE-BA dialogou com jovens sobre o papel da Justiça Eleitoral, a importância do voto, o recadastramento biométrico em andamento na Bahia, entre outros temas.

Diante de um auditório repleto de estudantes, com idades entre 13 e 17 anos, e educadores, a EJE-BA apresentou o ‘Projeto Eleitor do Futuro’, em mais um colégio em Porto Seguro. Cativar a atenção de plateia tão diversa foi um desafio. Alguns dos assuntos abordados geraram questionamentos como voto em branco e nulo, participação política. Maior interação ocorreu na oficina da votação simulada quando os jovens vivenciaram o processo eleitoral, desde campanha política, atividades dos mesários, votação em urnas eletrônicas, até a divulgação do resultado da eleição.

O ‘Eleitor do Futuro’, idealizado em 2002 pela Corregedoria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é um projeto bem sucedido e já consolidado na capital. Palestras e atividades lúdicas, voltadas à educação política de crianças e adolescentes, são promovidas pela EJE-BA, a fim de esclarecer sobre a influência do voto livre e refletido no exercício da cidadania. Dando continuidade à iniciativa de interiorização do ‘Eleitor do Futuro’, o TRE-BA formalizará parcerias com outras cidades baianas, a exemplo de Vitória da Conquista. Acordos de cooperação também foram assinados em Feira de Santana e Eunápolis, onde ações serão desenvolvidas.

DS 

Últimas notícias postadas

Recentes

TSE lança página #ParticipaMulher

Página foi lançada pela ministra Rosa Weber, durante encontro com parlamentares da bancada feminina da Câmara, advogadas e mulheres representantes de entidades