Porto Seguro é o primeiro município do interior a receber o ‘Projeto Eleitor do Futuro’ este ano

Porto Seguro é o primeiro município do interior a receber o ‘Projeto Eleitor do Futuro’ este ano

A proposta visa a promover a cidadania e a conscientização política de crianças e adolescentes

Cerca de 90 estudantes do Colégio Municipal Álvaro Henrique, além de professores, coordenadores e representantes da Secretaria da Educação compareceram nessa quinta-feira (18/5) ao encontro no auditório da escola para explanação dialogada sobre o ‘Projeto Eleitor Futuro’. A ação foi organizada pela Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE-BA), vinculada ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), objetivando a expansão da proposta pelo interior do estado, meta ambiciosa e de longo prazo, tendo Porto Seguro como início da empreitada.

Democracia, valorização do voto, cidadania, eleições, participação política, história da Justiça Eleitoral brasileira foram alguns dos temas relevantes do bate papo informal com alunos entre 12 e 17 anos do ensino fundamental. Jovens inquietos e curiosos com a novidade da capital ouviram conceitos, explicações, questionaram dúvidas. Na ocasião, foram exibidos dois vídeos. O primeiro, dentre tantas reflexões, deixou ecoando uma frase no auditório do colégio, produzindo alguns olhares perplexos, outros pensativos: O voto, mais do que uma obrigação, é um direito, que foi conquistado com muita luta.  

Já o segundo vídeo abordou assunto indigesto e atual, a corrupção na sociedade, através de depoimentos de estudantes na mesma faixa etária daqueles presentes. Frases impactantes do tipo “pessoas que cometem pequenas corrupções, podem cometer um dia corrupções maiores” ou outra que arrancou aplausos da plateia “como é que podemos limpar o Brasil com mãos sujas?” Maior interação aconteceu na oficina da votação simulada, quando os jovens vivenciaram o processo eleitoral, campanhas políticas, atividades dos mesários,  votação em urnas eletrônicas, apuração final, divulgação do resultado da eleição.

O ‘Eleitor do Futuro’ é um projeto idealizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e implementado em todo país, que busca incentivar práticas que promovam debates para a conscientização política de crianças e adolescentes. Como a participação político-eleitoral vai além do ato de votar, o ‘Eleitor do Futuro’ propõe educar jovens acerca da importância de conhecer seus deveres e direitos, preparando-os, assim, para o exercício do voto consciente, responsabilidade pelas escolhas políticas e destino do país que todo cidadão tem nas mãos.

DS

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido