Projeto Eleitor do Futuro: aluno ‘prefeito por um dia’ acompanha agenda do gestor de Santa Inês

Após visita do projeto, estudante da escola Estadual de Antônio Carlos Magalhães, eleito pelos colegas durante a eleição simulada, concretizou a sugestão inédita lançada pelo presidente do TRE-BA

Projeto Eleitor do Futuro: aluno ‘prefeito por um dia’ acompanha agenda do gestor de Santa Inês

O aluno do Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães, Alan Deivid Batista concretizou, na terça-feira (22), sugestão lançada pelo Presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), Desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, de ser ‘prefeito por um dia’. O fato ocorreu após eleição simulada promovida durante apresentação do Projeto Eleitor do Futuro no município de Santa Inês, interior do estado.

Alan, que tem 16 anos e cursa o 1º ano do ensino médio, concorreu com outros colegas, na sexta (17), a uma eleição simulada, representando o fictício ‘Partido das Profissões’, com a proposta de levar indústrias para a cidade, argumento que lhe rendeu a vitória. Nessa semana, o menino pôde acompanhar as atividades do prefeito municipal, Hérmeson Novaes Eloi. “Cheguei às 8h na prefeitura, e o prefeito, juntamente com sua equipe de trabalho, me apresentou as secretarias e a importância de cada uma delas”, disse.

O dia foi intenso para o jovem que visitou obras que estão acontecendo na cidade. “Já no período da tarde, o prefeito me explicou o que um gestor faz para organizar e administrar os recursos públicos. Logo depois aconteceu uma reunião com os secretários, que inclusive participei. Gostei da experiência, aprendi muita coisa”, contou satisfeito o garoto.

Projeto

Durante a visita da EJE/BA, os estudantes participaram de palestra, ministrada pela servidora Adriana Passos, onde puderam esclarecer dúvidas relacionadas às eleições, como voto facultativo, voto em branco e nulo, escolha consciente de candidatos a cargos eletivos, além de informações sobre direitos e deveres dos cidadãos. Os jovens também puderam assistir a vídeos, conhecer o funcionamento da urna eletrônica, além de participarem do processo simulado de uma eleição.

A EJE/BA tem percorrido diversos municípios do estado da Bahia, visitando instituições de ensino com o objetivo de fomentar a reflexão de jovens sobre a importância do voto e assuntos relacionados à eleição de forma que, os alunos possam refletir sobre a relevância na escolha daqueles que irão nos representar.

HS

Últimas notícias postadas

Recentes