Semana do Jovem Eleitor é aberta oficialmente em Salvador

O projeto, voltado para pessoas de 16 a 24 anos, tem o objetivo de incentivar o alistamento eleitoral e o voto consciente da juventude

O projeto, voltado para pessoas de 16 a 24 anos, tem o objetivo de incentivar o alistamento eleitoral e o voto consciente da juventude

A Semana do Jovem Eleitor 2017 foi aberta oficialmente nesta segunda (6/11). Em Salvador, a abertura da ação de conscientização aconteceu no 3º piso do shopping Center Lapa.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, esteve no stand voltado para a ação da Semana do Jovem Eleitor e comentou sobre a importância de conscientizar o eleitorado de 16 a 24 a participar da democracia brasileira.

“O jovem deve ter consciência que o futuro do país depende dele e compreender que, somente por meio do voto, é possível banir os ‘maus políticos’ e, do mesmo modo, eleger aqueles em que se tenha, efetivamente, confiança para gerir sua cidade, seu estado e sua nação”, afirmou.

A ação de abertura da Semana do Jovem Eleitor levou ao Shopping Center Lapa uma urna eletrônica. Durante a tarde, jovens que passaram pelo local tiveram a oportunidade de inserir no equipamento de votação suas opiniões a respeito do direito de votar e do processo de identificação biométrica do eleitorado de todo o país.    

Uma das participantes, a estudante de Engenharia, Mayara Tobio comentou sobre o voto exercido pelos jovens. “É bem importante que os jovens, mesmo nesta crise política que o país vem atravessando, votem. Somos jovens, mas temos consciência de que é nosso dever exercer esse direito”.

A Semana do Jovem Eleitor 2017 acontece até a próxima sexta-feira (10/11). Nesta terça (7/11), o stand da ação será montado na sede do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), na 1ªAvenida do Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

Números

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Bahia conta com um total de 2.631.643 jovens entre 16 e 24 anos. Na capital, o número de jovens nessa faixa etária é de 468.110.  O número de eleitores jovens, no entanto, é 244.422, em Salvador, e 1.636.402, em todo o estado. 

 

Jovens (16 a 24 anos)

*Fonte IBGE

Jovens eleitores (16 a 24 anos)

Salvador

468.110

244.422

Bahia

2.631.643

1.636.402

 

 

Últimas notícias postadas

Recentes