Semana do Jovem Eleitor: jovens de instituições sociais de Salvador visitam sede do TRE-BA

Parceria entre a Coordenadoria da Infância e Juventude e o TRE-BA possibilitou a participação de jovens em situação de acolhimento institucional nas atividades da Semana do Jovem Eleitor

Jovens visitam sede do TRE-BA durante a Semana do Jovem Eleitor 2017

Aproximadamente 40 jovens, de cinco instituições sociais de Salvador, visitaram, na tarde desta quarta-feira (8/11), a sede do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). A ação integrou a programação da Semana do Jovem Eleitor 2017, que prossegue até esta sexta-feira (10/11).

Os jovens, acompanhados de educadores e assistentes sociais, foram recepcionados pelos servidores da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA), Silas Gomes e Adriana Passos. Na ocasião, eles visitaram o memorial do tribunal baiano, participaram de uma palestra ministrada pela servidora Adriana Passos, além de debates, oficinas e votação simulada. Os jovens a partir de 16 anos, que ainda não tinham o título, fizeram o alistamento eleitoral, com identificação biométrica.  

“A participação desses jovens nas nossas atividades foi proposta pela Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), o que é uma parceria inédita. Até o momento, o tribunal recebia apenas estudantes de escolas públicas e particulares”, esclareceu Silas Gomes.

O titular da CIJ do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador Salomão Resedá, considerou a visita dos jovens ao tribunal uma conquista. “Eles passam a conhecer o mecanismo eleitoral e adquirem uma maior noção de cidadania, exercendo o direto de influir nas decisões do país”, disse.

“É muito importante estar quite com a Justiça Eleitoral para garantir nossos direitos. A partir dessa visita saberei exercer minha cidadania escolhendo bem meus governantes”, declarou Lavínia Roque, uma das jovens participantes.

Na tarde desta sexta-feira (10/11), o TRE da Bahia encerrará a programação da Semana do Jovem Eleitor 2017 com uma ação de conscientização no 3º piso do Shopping da Bahia, Alameda Express, próximo ao posto avançado da biometria, das 13h às 17h. Durante a ocasião, os jovens que passarem pelo local serão convidados a responderem – em uma urna eletrônica – perguntas relacionadas à participação no processo eleitoral e ao procedimento de identificação biométrica.

BM

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido