Alunos de escolas públicas participam de votação simulada em Candeias

Ação integra programa do Eleitor do Futuro promovido pela Escola Judiciária Eleitoral baiana em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Candeias

Um dos destaques do projeto foi a dinâmica da campanha eleitoral: três alunos voluntários repres...

Estudantes das escolas municipais Conselheiro Luiz Viana e Julieta Viana, em Candeias, receberam nesta terça-feira (17/10) as ações do projeto Eleitor do Futuro, promovido pela Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Candeias. Cerca de 140 alunos do sexto ao nono ano participaram da oficina de votação simulada. 

Durante a ação, os adolescentes acompanharam de perto o funcionamento das urnas eletrônicas e o processo simulado de uma eleição. Um dos destaques do projeto foi a dinâmica da campanha eleitoral: três alunos voluntários representaram candidatos ao cargo de prefeito e apresentaram suas propostas aos demais para que pudessem escolher a que considerasse melhor.

“Eu gostei bastante, pois ensinou para gente um pouco mais sobre as eleições. Teve uma brincadeira aqui em que eu fui umas das candidatas e eu gostei muito, foi bem interessante”, afirmou Rebeca Vitória, 11 anos, aluna da Escola Conselheiro Luiz Viana. 

A comunidade escolar também assistiu a vídeos e explanação dialogada, ministrada pela servidora do TRE-BA, responsável pela promoção do projeto Eleitor do Futuro, Adriana Passos, sobre as funções da justiça eleitoral, voto branco e nulo, facultativo e obrigatório, direitos e deveres do cidadão, dentre outros. 

“Achei muito legal essa simulação da urna. Aprendi muito sobre a eleição, aprendi muito sobre o voto e sobre a idade mínima [para se candidatar a cargos eletivos], foi muito divertido”, afirmou Edgard de Santana Pereira, 11 anos, aluno da Escola Julieta Viana.

Iniciativa 

A iniciativa para levar o projeto Eleitor do Futuro até Candeias partiu da promotora de Justiça do município, Clarissa Diniz, que entrou em contato com a Secretaria de Educação. A partir daí foram definidas as duas escolas que, inicialmente, receberam o projeto.   

Desde maio deste ano o Eleitor do Futuro vem sendo difundido no interior do estado. Mata de São João, Inhambupe, Barreiras, Ilhéus, Juazeiro, Porto Seguro e Eunápolis são alguns dos municípios que receberam as ações do projeto e já estão desenvolvendo atividades dentro da temática com os alunos.

TF

 

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Icone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Icone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido