Eunápolis: Escola Municipal Humberto de Campos realiza culminância do ‘Projeto Eleitor do Futuro’

Eunápolis: Escola Municipal Humberto de Campos realiza culminância do ‘Projeto Eleitor do Futuro’

TRE-BA Eleitor do Futuro em Eunápolis

No dia 19 de maio deste ano, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), por meio da sua Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE-BA), firmou acordo de cooperação com o Município de Eunápolis, por meio da Secretaria de Educação, com o fim de desenvolver atividades educativas, no âmbito do ‘Projeto Eleitor do Futuro’, envolvendo duas escolas da rede municipal. 

Na Escola Municipal Humberto de Campos as professoras Marineide Araújo e Edineuda Fernandes desenvolveram um conjunto de ações didático-metodológicas que promoveram o aprimoramento do ensino-aprendizagem dos alunos das três turmas do 9º ano do ensino fundamental. As atividades ocorreram ao longo da 3ª unidade do ano letivo na disciplina de Filosofia e Ética.  “Realizamos atividades com as temáticas da democracia, cidadania, discussões acerca da importância do voto como instrumento político, leitura da cartilha ‘Eleitor do Futuro’, construção de textos em cordel, incentivo à elaboração de poesias. Nossas atividades possibilitaram aos alunos uma nova visão do processo político do país”, disse Marineide. 

No dia 2 de outubro ocorreu a culminância do ‘Projeto Eleitor do Futuro’ na escola. O público exibiu cartazes; coreografias; produção autoral de letra de música funk; recitação de poesia; encenação do movimento civil reivindicatório das eleições nos anos 80 (Diretas Já). O momento oportunizou a apresentação de todo trabalho pedagógico desenvolvido pelos alunos. 

Além da comunidade escolar, participaram do encontro policiais encarregados da ronda escolar e o chefe do cartório da 203ª Zona Eleitoral, Rodrigo Moreira Cruz. 

A coordenadora pedagógica da Escola, Luciene Nascimento, colaborou com a organização do evento e reconhece o comprometimento dos estudantes. “Nossos alunos se empenharam muito na culminância da proposta do ‘Eleitor do Futuro’. Eles se mostraram mais críticos às questões políticas do Brasil e passaram a entender que precisam ser eleitores participativos”, declarou Luciene.

/AA

Últimas notícias postadas

Recentes