Estudantes do Colégio Estadual Daniel Lisboa participam do ‘Projeto Eleitor do Futuro’

Estudantes do Colégio Estadual Daniel Lisboa participam do ‘Projeto Eleitor do Futuro’

Estudantes do Colégio Estadual Daniel Lisboa participam do ‘Projeto Eleitor do Futuro’

Estudantes do Colégio Estadual Daniel Lisboa, localizado no bairro de Pau da Lima, em visita à sede do Tribunal Regional da Bahia (TRE-BA), na tarde dessa quarta-feira (20/9), participaram das atividades do ‘Eleitor do Futuro’, projeto desenvolvido pela Escola Judiciária Eleitoral da Bahia – EJE/BA, voltado para o público jovem. 

Na visita, 21 estudantes do 9º ano foram ao Memorial do Tribunal e puderam conhecer a história da urna, das eleições e esclarecidos sobre a evolução do processo de votação, inclusive sobre o início da participação feminina nas eleições. 

Os jovens participaram de uma palestra ministrada por servidora da EJE/BA, Adriana Passos, onde foi apresentado, de maneira clara e dinâmica, o conceito de política, a divisão dos Três Poderes e os cargos eletivos que nos representam no âmbito municipal, estadual e federal, assim como explicou acerca da urna eletrônica e em quais circunstâncias o voto é obrigatório e facultativo. 

Votação simulada 

Lorrane Carvalho, 14, estudante, declarou que ficou muito satisfeita com a visita à sede do TRE-BA. “O modo que ela explicou me deu mais entendimento do meu voto, analisar melhor em quem eu vou votar, passar esse conhecimento para meus amigos e familiares para eles saberem a importância do seu voto”, disse. 

O ponto alto da visita dos estudantes ao Tribunal foi a simulação de uma eleição para prefeito, em que os próprios estudantes foram os candidatos. Houve apresentação de proposta por parte dos concorrentes, votação em urna eletrônica e até a apuração dos votos. 

Everson Pereira, 17, candidato a prefeito da ocasião, disse que o que mais lhe chamou atenção na visita, foram os prédios e o Memorial do Tribunal. “Como as pessoas próximas a mim não tiveram essa oportunidade, posso passar para eles o que eu aprendi aqui”, afirma. 

O jovem professor de história, Rafael Santos, considera o ‘Projeto Eleitor do Futuro’ imprescindível e que ficou maravilhado com a possibilidade de conscientizar jovens acerca da importância do voto. “Isso sempre foi uma preocupação minha, porque eu percebo que nós vivemos num contexto que aglutina cada vez mais a ideia de banditismo da vida política e de isolamento, ou seja, a gente vê a política como um lugar de desonestidade e de pessoas antiéticas”, acrescentou. 

O professor Rafael, destaca, ainda, que é essencial orientar os jovens eleitores sobre a importância de optar sobre as decisões políticas e executivas do país, “esse projeto pode iniciar na vida deles a percepção de que as mudanças que a gente espera para a nossa vida, está no âmbito político, seja ativamente ou não, por mais que algumas pessoas digam que não gostam de política vão ser governadas por quem gosta, e política fazem o tempo todo, então, basicamente eu vejo isso como um pontapé inicial para se alcançar resultados de empoderamento e decisão conscientes”, concluiu. 

Para as escolas agendarem visita à sede do TRE-BA ou solicitarem atividades desenvolvidas pelo ‘Projeto Eleitor do Futuro’, devem entrar em contato com a Escola Judiciária Eleitoral da Bahia – EJE/BA, através do e-mail  eje@tre-ba.jus.br .

/BM

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Icone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Icone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido