Procurador Regional Eleitoral despede-se do TRE-BA

Ruy Nestor Bastos Mello participou de sua última sessão no pleno do Eleitoral baiano; procurador foi agraciado com a Medalha do Mérito Eleitoral da Bahia com Palma

Procurador Regional Eleitoral despede-se do TRE-BA; Ruy Nestor Bastos Melo participou de sua últ...
Ruy Nestor Bastos Mello participou de sua última sessão no pleno do Eleitoral baiano; procurador foi agraciado com a Medalha do Mérito Eleitoral da Bahia com Palma

Com discurso emocionado, despediu-se da Corte Eleitoral baiana, nesta terça-feira (19/9), o procurador Regional Eleitoral, Ruy Nestor Bastos Mello. Na ocasião, o procurador foi agraciado com a “Medalha do Mérito Eleitoral da Bahia com Palma”, concedida às personalidades que contribuem, destacadamente, para o engrandecimento, eficiência e respeitabilidade da Justiça Eleitoral do estado e do país. A condecoração foi entregue pelo presidente do TRE-BA, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano. 

“Não vou cansar os senhores sobre algumas das medidas por mim adotadas. Registro apenas que foquei minha atuação nos processos eleitorais 2014-2016, com atuação preventiva para tentar minimizar a ocorrência de ilícitos eleitorais. Sempre procuro dar voz à Procuradoria Regional Eleitoral”, declarou o procurador. 

No TRE-BA, Ruy Nestor teve um trabalho pioneiro de representar em prol da participação feminina nas propagandas partidárias.  O objetivo, conforme ressaltou, não era punir, mas sim tentar educar e conscientizar os partidos da importância dessa ação afirmativa. “A atuação no Eleitoral baiano foi muito significativa. É um trabalho árduo, até porque sou eu contra seis juízes”, afirmou em tom descontraído.    

A sessão de julgamento de hoje foi a última do mês de setembro e também com a participação do procurador Ruy Nestor, que encerrará, efetivamente, seu segundo biênio a frente da Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) no próximo dia 1º de outubro. Assumirá a vaga o procurador substituto Cláudio Gusmão. 

Homenagens 

A cerimônia, realizada na sala de sessões do Tribunal, foi marcada por diversas homenagens. Em sua fala, o desembargador Rotondano, presidente do TRE-BA, enfatizou a brandura, a temperança e o equilíbrio de Ruy Nestor diante de tantas atribuições impostas na carreira pessoal e profissional. “Vossa Excelência deixa uma marca indelével no registro de sua passagem nesta Casa. Tenha a certeza de dever cumprido e de que honrou dignamente sua missão no Ministério Público”, afirmou. 

Outras autoridades elogiaram a atuação do procurador. Dentre eles, o desembargador Lourival Trindade, ex-presidente da Corte Eleitoral baiana. “É um operador jurídico de alma, corpo e coração sereno. Sempre conseguiu encontrar o equilíbrio no seu labor cotidiano e nunca representou, aqui nesta Corte Eleitoral, o papel de procurador justiceiro, mas um procurador justo e ético”. 

Participaram da solenidade: o vice-presidente do TRE-BA, desembargador Jatahy Fonseca Junior; o juiz cooperador Paulo Roberto Lyrio Pimenta; o juiz ouvidor Rui Barata; o juiz substituto Diego Ribeiro; o diretor-geral do TRE-BA, Raimundo de Campos Vieira; o procurador de Simões Filho e ex-assessor da Procuradoria Regional Eleitoral, Jarbas Magalhães.

TF

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido