Teste Público de Segurança recebe número expressivo de pré-inscritos para investigar a urna eletrônica

Teste Público de Segurança recebe número expressivo de pré-inscritos para investigar a urna eletrônica

Teste Público de Segurança

O Teste Público de Segurança 2017 (TPS) do Sistema Eletrônico de Votação recebeu 27 pré-inscrições de interessados em participar do evento. O número expressivo, no entanto, ainda não é definitivo e só será confirmado no dia 14 de setembro, quando haverá a publicação do edital com os selecionados. A lista completa constará no hotsite do TPS.

As inscrições terminaram no último domingo (10). Foram realizadas 18 individuais e duas por grupos formados por 4 e 5 integrantes respectivamente. Após essa fase, os pré-inscritos não aprovados terão os dias 15 a 19 de setembro para recorrer. O resultado dessa etapa será divulgado no dia 21 de setembro, também no site do evento. Logo depois, no dia 3 de outubro, haverá uma palestra sobre o funcionamento do sistema eletrônico de votação.

No decorrer do TPS, os investigadores inscritos apresentam e executam planos de ataque aos componentes externos e internos da urna eletrônica. A segurança do sistema eletrônico de votação é feita em camadas. Por meio de dispositivos de segurança de tipos e finalidades diferentes, são criadas diversas barreiras que, em conjunto, não permitem que o sistema seja violado. Qualquer ataque causa um efeito dominó, e a urna eletrônica trava, não sendo possível gerar resultados válidos.

Edição

O TPS 2017 ocorrerá nos dias 28 a 30 de novembro, quando especialistas em tecnologia da informação participarão, na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), da 4ª edição do Teste Público de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação, que será utilizado nas Eleições Gerais de 2018.

O Teste Público de Segurança, que acontece desde 2009, tem por finalidade fortalecer a confiabilidade, a transparência e a segurança da captação e da apuração dos votos, além de propiciar melhorias no processo eleitoral.

Essa edição traz alguns diferenciais, como a assinatura do código-fonte durante a primeira inspeção – garantindo a inalterabilidade até a execução dos testes pelos investigadores – e a entrega do certificado ao final do último dia do teste.

Fonte: TSE

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido