Bahia alcança 2º lugar em participação na pesquisa das metas da Justiça Eleitoral 2019

Uma das metas escolhidas foi implantar o Processo Judicial Eletrônico (PJE) nas unidades do 1° grau de jurisdição da Justiça Eleitoral (os cartórios eleitorais)

Na consulta pública realizada pela Justiça Eleitoral, no período de 18 a 31 de julho, a Bahia se destacou como segundo estado com maior número de participantes. Cidadãos de todo o território nacional puderam opinar sobre quais serão os objetivos principais a serem perseguidos para melhorar o funcionamento da Justiça Eleitoral durante o ano de 2019.

Ao conhecer a pesquisa, amplamente divulgada em redes sociais, portais de órgãos públicos e blogs, os eleitores puderam escolher as metas votando no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  O estado baiano foi superado apenas pelo Pará.

Dentre as cinco opções propostas, duas metas serão estabelecidas. Uma delas será implantar o Processo Judicial Eletrônico (PJE) nas unidades do 1° grau de jurisdição da Justiça Eleitoral (os cartórios eleitorais). Desta forma, os processos judiciais deixarão de ser apresentados na forma física, em papel, e estarão disponíveis na internet para serem acessados por juízes, advogados e os demais envolvidos. Esta medida facilitará o acesso aos processos, tornando a Justiça mais rápida, eficaz e econômica.

Outro alvo será promover campanhas sobre o funcionamento das eleições. O objetivo será estimular a participação do eleitor ou futuro eleitor no exercício da cidadania, além de esclarecer e informar sobre leis, normas e procedimentos relacionados às eleições, segurança da urna eletrônica e do processo eleitoral, bem como os efeitos da abstenção e dos votos nulos e brancos na eleição.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Estratégia e Gestão do TRE-BA (COPEG)

 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido