Estudantes participam do Projeto Eleitor do Futuro durante visita ao TRE-BA

Com objetivo de estimular a consciência política, alunos do 6º ao 9º ano participaram de palestra, votação simulada e visita ao memorial da Justiça Eleitoral

Com objetivo de estimular a consciência política, alunos do 6º ao 9º ano participaram de palestra, votação simulada e visita ao memorial da Justiça Eleitoral

Educar para cidadania é o objetivo do Projeto Eleitor do Futuro, desenvolvido pela Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA). A iniciativa visa construir conhecimentos que fomentem o voto refletido e reuniu cerca de 70 estudantes, entre 9 e 15 anos, do Colégio Cecília Moreira Lopes, de Simões Filho, no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), na tarde da segunda-feira (27/8).

A servidora da EJE, Adriana Passos, ministrou a explanação, traçando uma linha do tempo das eleições. Lembrou a importância do direito ao voto, já que o ato é uma conquista da sociedade democrática, além disso, reforçou a garantia, prevista por lei, de liberdade e sigilo do voto.

“Este projeto sobre conscientização política é algo muito interessante, a expectativa estava grande. Hoje temos alunos com 12, 13, 14 anos, mas, daqui a quatro anos, [eles] já terão condições de decidirem pelo voto. A visão política é importante para todas as faixas etárias”, disse a professora e diretora do Colégio, Ana Maria de Santana Sampaio.

Na dinâmica de simulação do voto, três estudantes se candidataram e fizeram seus discursos a fim de conquistar os votos dos colegas. Dentre eles, Elissa Gabriela, 14, que considerou o estudo da política como fundamental para eleger, de forma correta, os representantes da sociedade. “Concorrer com meus colegas foi uma ótima experiência. Eu vejo a situação do país hoje e isso refletiu nas minhas propostas, porque eu acredito que é preciso melhorar a base, a educação”, afirmou.  

 

JM

Últimas notícias postadas

Recentes