Projeto Eleitor do Futuro estimula votação em escola por meio de aplicativo

Alunos, professores e funcionários do Colégio Estadual Luiz Fernando Macedo Costa promoveram um simulado das eleições gerais com o uso de aplicativos do Google

Alunos, professores e funcionários do Colégio Estadual Luiz Fernando Macedo Costa promoveram um ...

Os estudantes do 7º e 9º ano do Ensino Fundamental II do Colégio Estadual Luiz Macedo Costa, localizado no bairro de Cajazeiras 7, em Salvador, em conjunto com professores e funcionários da instituição, realizaram uma grande simulação de eleições gerais. Foram criados partidos e candidaturas para disputar os cargos de presidente, governador, senadores, deputados federais e deputados estaduais. 

A votação foi realizada por meio de aplicativo utilizado pelo professor de matemática, Eudaldo Dantas, que se sentiu estimulado pela participação do colégio no Projeto Eleitor do Futuro – Educação para a cidadania, promovido pela Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA).

Para a realização do simulado, foram usados aplicativos disponíveis em smartphones, como o Google Formulários e o Google Sala de Aula. As atividades tiveram início no mês de abril e se estenderam até o dia 22 de junho, quando houve a votação dos “representantes”.

No início do processo, os alunos se agruparam em agremiações políticas, como o “Partido da Esperança”, o “Partido da Juventude” e o “Partido da Salvação”, lançaram candidaturas, fizeram campanhas e disputaram os votos dos colegas. A cerimônia de posse dos vencedores aconteceu na tarde do dia 13/07.

Saiba mais sobre o Projeto Eleitor do Futuro

“Foi uma ideia que surgiu do contato com o projeto da EJE. Os alunos aprenderam como argumentar, como elaborar propostas e projetos. Eles se sentiram como participantes da democracia”, explica o professor Eudaldo Dantas, que há 12 anos leciona matemática na instituição, a qual está participando do “Eleitor do Futuro” pela primeira vez.

 O Projeto Eleitor do Futuro busca fomentar o fortalecimento das relações sociais e do Estado Democrático de Direito, por meio de discussões a respeito do papel do jovem como cidadão e agente de mudança na família, na comunidade e na sociedade a que pertence, além de tratar da importância da sua participação política, mediante o conhecimento do processo eleitoral de forma crítica e consciente.

 

JN

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido