Edição de junho das ‘Sextas Culturais’ da EJE-BA discute os desafios das fake news

Palestra será conduzida pela professora de Direito Constitucional Aline Osorio. Inscrições estão abertas

Encontro acontece no próximo dia 15 de junho, com o tema “Redes Sociais nas Eleições 2018: O Des...

Os desafios que as fake news representam para democracia brasileira nas Eleições Gerais de outubro deste ano serão o tema principal da próxima edição das ‘Sextas Culturais’, projeto desenvolvido pela Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA) com o objetivo de promover discussões relativas à justiça e cidadania. O evento acontece na próxima sexta-feira (15), às 9h, na Sala de Sessões do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), e as inscrições podem ser feitas no site http://www.tre-ba.jus.br/eje/.

A popularização do termo fake news se deu em 2016 quando o então candidato à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou a imprensa de distorcer os fatos em seu prejuízo. Posteriormente, o termo passou a designar notícias falsas produzidas e distribuídas de forma online com o objetivo de promover alguma ação política, manchando ou criando reputações de pessoas públicas através de matérias sensacionalistas vinculadas em sites de origem duvidosa.

Para se inscrever no evento da ‘Sexta Cultural’ clique aqui.

Palestrante

Aline Osorio é professora de Direito Constitucional e de Direito Eleitoral do Centro Universitário de Brasília – UniCEUB e chefe de gabinete do Ministro Luís Roberto Barroso, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Aline é mestre em Direito Público pela UERJ e mestre em Direito pela Harvard Law School. É autora do livro ‘Direito Eleitoral e Liberdade de Expressão’ e de outros artigos acadêmicos, incluindo ‘Eleições, Dinheiro e Democracia: A ADI 4.650 e o Modelo Brasileiro de Financiamento de Campanhas Eleitorais’ (em coautoria com o Prof. Daniel Sarmento) e ‘Sabe com quem está falando?: Notas sobre o princípio da igualdade no Brasil contemporâneo’ (em coautoria com o Prof. Luís Roberto Barroso). 

JN

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido