TRE-BA aprova moção de aplausos ao ministro Humberto Martins

Proposição - de autoria do vice-presidente e corregedor eleitoral, desembargador Jatahy Júnior - foi motivada pela eleição do ministro como corregedor nacional de Justiça, ocorrida na última quarta (21/3)

Ministro Humberto Martins durante sessão  do TSE

A Corte Eleitoral da Bahia, em sessão realizada nesta quarta-feira (26/3), aprovou moção de aplausos ao vice-presidente do STJ, ministro Humberto Martins, que foi eleito ao cargo de corregedor nacional de Justiça no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). De autoria do vice-presidente do TRE-BA e corregedor eleitoral, desembargadorEdmilson Jatahy Fonseca Júnior, a moção foi aprovada à unanimidade.

 O ministro Humberto Martins foi eleito por aclamação ao cargo na última quarta-feira (21/3) pelo pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A posse deverá ocorrer no próximo mês de setembro. Martins substituirá o ministro João Otávio de Noronha.

Perfil

Antes de ocupar a vice-presidência do STJ, o ministro Humberto Martins integrou a Segunda Turma e a Primeira Seção do STJ, tendo ocupado a presidência de ambos os colegiados. Foi corregedor-geral da Justiça Federal, diretor do Centro de Estudos Judiciários da Justiça Federal, presidente da Turma Nacional de Uniformização (TNU), ouvidor do STJ, ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

Atualmente, compõe a Corte Especial e o Conselho de Administração do STJ e ocupa a vice-presidência do Conselho da Justiça Federal (CJF).

Humberto Martins iniciou sua carreira atuando como advogado e foi eleito presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas para dois mandatos. Foi promotor de Justiça adjunto em Alagoas no período de 1979 a 1982, procurador estadual de 1982 a 2002 e presidente da Associação dos Procuradores de Estado.

Tornou-se desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas pelo quinto constitucional, em vaga destinada à advocacia. Teve destaque também em âmbito acadêmico, como professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), de 1992 a 2006.

Com informações do STJ

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido