Vencedores do “Projeto Políticos do Futuro” conhecem Alba e Câmara de Vereadores

Atividade é desdobramento do projeto Eleitor do Futuro da Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA)

Atividade é desdobramento do projeto Eleitor do Futuro da Escola Judiciária do Tribunal Regional...

Alunos da rede pública de ensino da capital baiana, eleitos para os cargos de deputado e vereador, durante a edição do Projeto Políticos do Futuro do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), visitaram, nesta terça-feira (27/11), as instalações da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) e da Câmara de Vereadores. A atividade é desdobramento do projeto Eleitor do Futuro da Escola Judiciária Eleitoral (EJE/BA).

Kevin Raimundo de Oliveira Souza, 18 anos, do Colégio Estadual Ypiranga; Clara Vivian Silva Alves de Souza, 15, Escola Estadual Sevirino Vieira e Damile Santos Peixoto, 14, do Colégio Estadual Luiz Fernando Macedo Costa, cursam o 9º ano. Os três visitaram a Alba e foram recepcionados na entrada do Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães. De lá foram direcionados para o Plenário, onde ocorreram explanações técnicas do Painel de Carlos Bastos pelo instrutor da Escola do Legislativo. Em seguida, o diretor parlamentar, Geraldo Mascarenhas, acompanhado do procurador-geral, Graciliano Bomfim, explanaram sobre o funcionamento da Assembleia e suas atribuições.

Ainda na Sala das Comissões, o Presidente da Alba, Ângelo Coronel, conversou descontraidamente com os adolescentes e parabenizou os alunos pela participação no "Projeto Políticos do Futuro". “Quero parabenizar vocês, futuros deputados e deputadas, e dizer que a Assembleia entra com essa contribuição e parceria com o TRE-BA, Poder Executivo e com esse projeto Políticos do Futuro”. O parlamentar falou sobre a importância do projeto promovido pela EJE/BA e explicou como funcionam os bastidores do parlamento. 

Os adolescentes também assistiram a uma Sessão Plenária, conheceram a biblioteca e avaliaram o passeio. “Gostei muito em ter participado do projeto e foi muito gratificante para aprendermos mais sobre o lado político. Muitas pessoas falam sobre o cenário político, mas na verdade não se aprofundam no que dizem. Precisamos entender, também, mais sobre as leis”, disse Kevin Souza. As meninas concordaram com o colega e acrescentaram. “Aqui estamos podendo aprender sobre o que é política de verdade. Os jovens estão votando sem ao menos pesquisarem sobre seus candidatos e eu peço a todos que se aprofundem mais antes de votar”, falou Damile Peixoto. “Esta oportunidade de conhecer o que é política é muito engrandecedora. Precisamos interagir e ter nossa própria voz. Política rege muito a nossa vida”, contou Clara Souza.

Câmara dos vereadores

Os alunos que conheceram as dependências da Câmara dos Vereadores ficaram satisfeitos em poder acompanhar um pouco a rotina dos parlamentares municipais e aplaudiram a iniciativa do projeto. A estudante Rebeca de Assis Silva, 14 anos, 9º ano, da Escola Municipal Maria Constança, explica que o projeto a fez perceber a importância de se preparar e pesquisar sobre seus candidatos antes de ir à urna, despertando assim, uma sensação de responsabilidade quanto aos futuros representantes e afirmando o quanto foi bacana ser eleita como vereadora nesta ação da EJE-BA. "Eu achei que foi uma experiência muito boa pra gente aprender sobre política".

 

"O Políticos do Futuro foi bom, me ensinou que podemos ser vereadores e conhecer pessoas novas, assim como, conheci o vereador Igor Kannário agora. Por isso é bom estar vindo aqui conhecer a rotina desses profissionais, porque com o projeto pude entender que não depende só deles para fazer as coisas, mas de todas as pessoas superiores para aprovar suas propostas", disse o aluno do 9º ano, da Escola Municipal Pirajá da Silva, Rodrigo Pinto Bispo Santos, 16.

Já Willem Ricardo de Jesus Santos, estudante do 7º ano, da Escola Municipal Elysio Athayde afirmou ser muito grato, pois, nunca teve a oportunidade de participar de um projeto como este. “Estou muito feliz por ter tido essa chance, e com o projeto me sinto preparado para vencer eleições”.

Projeto Políticos do Futuro

Lançado nacionalmente durante a edição do Programa Justiça Eleitoral Itinerante na Bahia, o Projeto Políticos do Futuro foi realizado no Instituto Central de Educação Isaías Alves (Iceia) – Barbalho, no dia 31 de julho. A proposta do projeto é que o estímulo à consciência cidadã sirva também de incentivo à reflexão quanto à importância da adoção de uma postura ética e responsável na vida pública.

Na ocasião estiveram presentes, o ministro Luiz Fux, ex-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o presidente do TRE-BA, desembargado José Edivaldo Rocha Rotondano e demais autoridades.

 

 HS/JM

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido