Estudantes da Estácio participam do Projeto Universitário Cidadão

Em visita ao TRE-BA, os estudantes foram apresentados ao memorial do Tribunal, além de assistirem à palestra sobre Justiça Eleitoral e acompanharem uma sessão de julgamento

Aproximar os universitários da Justiça Eleitoral por meio da explanação acerca das temáticas que envolvem as funções e estrutura desta Justiça especializada, é o objetivo do Projeto Universitário Cidadão, iniciativa promovida pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE-BA) que, na tarde desta quarta-feira (26/9), reuniu cerca de 45 estudantes do curso de Direito do Centro Universitário Estácio da Bahia, na sede do Tribunal.  

Os universitários foram recebidos por servidores da EJE-BA e pela servidora da Seção de Gestão da Informação, Biblioteca e Memória (SEIBLIM), Andréa Fabiana, que guiou o grupo pelo Memorial do Tribunal. Na ocasião, foi apresentada a linha do tempo da Justiça Eleitoral, com dados de 1932, passando pelo período do Estado Novo e Ditadura Militar, até 2012, quando a Justiça Eleitoral completou 80 anos.  

O advogado do Núcleo de Práticas Jurídicas da Estácio, Fábio Figueiredo, considerou a visita à estrutura do TRE-BA importante para potencializar o aprendizado. “A vivência prática no curso de Direito é fundamental para que o estudante possa desenvolver o seu trabalho como advogado. Essas visitas in loco aos órgãos públicos facilitam aos alunos visualizar como funcionam os órgãos da Justiça”, disse.  

Após visita ao Memorial, os futuros bacharéis assistiram à palestra sobre as funções e ações da Justiça Eleitoral, ministrada pelo servidor do TRE baiano e mestre em Direito Eleitoral, Jaime Barreiros. Logo depois, puderam acompanhar a sessão de julgamento da Corte Eleitoral.  

As instituições de ensino interessadas em participar do Projeto Universitário Cidadão podem encaminhar e-mail para eje@tre-ba.jus.br. O projeto já recebeu estudantes da Faculdade Baiana de Direito, Maurício de Nassau, entre outras. 

JM

Últimas notícias postadas

Recentes