Eleições 2018: TRE-BA realiza reunião com PM e transportadora de urnas eletrônicas

Encontro ocorreu nesta sexta-feira (14/9) e serviu para alinhar estratégias de segurança, roteiros, transporte, distribuição e recolhimento dos equipamentos

TRE-BA reunião Comissão Segurança Eleições 2018

Dando continuidade às tratativas relacionadas às Eleições Gerais 2018, a Comissão de Gestão da Operacionalização de Transporte de Urnas para as Eleições 2018 do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), juntamente com os Chefes de Cartórios da Capital, Polícia Militar da Bahia (PM-BA) e os representantes da empresa contratada para o transporte das Urnas Eletrônicas reuniram-se, nesta sexta-feira (14/9), para afinar as estratégias de segurança, roteiros, transporte, distribuição e recolhimento dos equipamentos.

Durante o encontro, o presidente da Comissão, Maxwell Mascarenhas, relatou sobre a relevância das reuniões realizadas para os preparativos finais que antecedem as eleições. “Ao longo desse período, algumas conversas foram realizadas com os chefes de cartório, onde procuramos extrair as principais queixas e problemas ocorridos em 2014, no intuito de evitar que as mesmas dificuldades ocorram em 2018”.

Na ocasião, foi reforçada a importância do planejamento de cada um dos grupos envolvidos, a exemplo da empresa responsável pelo transporte das Urnas. Dentre os quesitos abordados esteve à padronização dos funcionários, com uso obrigatório do fardamento. Outros pontos enfatizados pelo presidente da Comissão foi o cuidado no manuseio das urnas, a vistoria dos veículos utilizados (tanto na Capital quanto no Interior) como também, a necessidade do conhecimento prévio dos roteiros de distribuição e recolhimento.

A servidora Verônica Luciana da Silva, chefe da 18ª Zona Eleitoral, pontuou aspectos relacionados à organização da empresa contratada e a segurança. “É importante que a empresa supra a necessidade dos cartórios em termos de organização, que o horário seja cumprido, que as urnas sejam tratadas como equipamentos frágeis na hora da entrega e coleta”.

De acordo com o Coronel Santana, responsável pelo comando de operações da Bahia, o planejamento da Polícia Militar já vem de outras eleições. “Claro que cada eleição tem uma novidade. Para esta eleição, a nossa preparação já prevê uma maior movimentação nos locais de votação, uma vez que acreditamos que - diante do atual cenário político – o índice de abstenções seja menor. Ainda precisamos considerar uma votação um pouco mais demorada, tendo em vista o número de votos a serem registrados”.

HS

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido