Faltam 9 dias: TRE-BA convoca população para acompanhar auditoria das urnas eletrônicas

Na véspera do pleito, sábado (6/10), um sorteio definirá as 15 urnas do estado que passarão pelas verificações

Contagem regressiva para a eleição geral

Restam nove dias para a realização do primeiro turno das Eleições Gerais 2018 e a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica do TRE baiano convoca os eleitores a acompanharem o sorteio das 15 urnas eletrônicas que serão auditadas no estado.  A sessão pública acontece no sábado (6/10), véspera do pleito, às 9h, na Sala de Sessões do Regional, com sede localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Concluído o sorteio, cinco urnas serão recolhidas  de suas respectivas seções eleitorais e levadas ao auditório do TRE baiano para, no dia do pleito (7 de outubro), serem submetidas a auditoria por votação paralela.

As outras 10 urnas eletrônicas serão auditadas em suas respectivas seções eleitorais. O trabalho, nesse segundo caso, consistirá em verificar se as assinaturas digitais dos sistemas lacrados no TSE no início de setembro conferem com as assinaturas constantes nas urnas instaladas na seção eleitoral. A conferência ocorre imediatamente antes da emissão da zerésima e do início do pleito.

As auditorias são acompanhadas por juízes eleitorais, representantes do Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), partidos, coligações e demais interessados no processo de votação brasileiro.

Últimas notícias postadas

Recentes

TRE-BA dá início à Semana da Inclusão 2019

Ação ocorre nos dias 23 a 27 de setembro e visa a garantir que eleitores com algum tipo de deficiência, seja ela física, auditiva e/ou visual, tenham acesso amplo e irrestrito aos serviços da Justiça Eleitoral