Projeto #PartiuMudar é levado para escolas estaduais de tempo integral

Assuntos como política, cidadania e democracia são debatidos entre alunos e professor convidado

TRE-BA projeto EJE/BA, Escola Estadual Dalva Matos
Colégio Estadual Dalva Matos

A Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA) está dando continuidade ao Projeto #Partiumudar, que em parceria com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC-BA), busca levar conhecimento político e de cunho cidadão aos alunos de colégios estaduais que atuam com educação em tempo integral. 

O projeto, voltado para alunos do Ensino Médio, está na segunda etapa, que é o de visitação e rodas de conversa nos colégios selecionados da rede estadual de ensino. No início do ano, a EJE/BA e a SEC-BA tiveram reuniões para a implantação do “#Partiumudar”, que teve como primeira etapa a realização de quatro encontros ministrados por professores universitários, com a participação de equipes dos seis colégios selecionados, na sede do Eleitoral baiano, no primeiro semestre deste ano.


Colégio Estadual Marquês de Maricá

Nas “rodas de conversa” que estão sendo promovidas, o professor convidado explana sobre democracia, política e cidadania; em seguida, os estudantes podem perguntar acerca da temática proposta, e, por fim, participam de uma eleição simulada com a utilização da urna eletrônica. Josafá Coelho, servidor do TRE, meste e doutorando de Políticas Sociais e Cidadania da UCSAL, e Vanúbia Pereira, Coordenadora de Políticas de Juventude da Secretaria de Justiça do Estado da Bahia, foram os convidados para as “rodas de conversa” dos colégios Edivaldo Fernandes e Marquês de Maricá, respectivamente. 

Professor Cláudio André de Souza, mestre e doutor em Ciências Políticas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), convidado participante no Colégio Dalva Matos, comentou sobre a iniciativa, destacando a importância do diálogo sobre política e democracia com alunos do Ensino Médio e Fundamental II. “É um projeto importante porque as diversas democracias pelo mundo tem tido como grande desafio formar cidadãos para pensar e decidir. A gente necessita de experiências como essa para que a nossa juventude consiga enraizar a cultura política, cívica, os princípios democráticos e, com isso, possam – efetivamente – entender a política”.

Colégio Estadual Edivaldo Fernandes

Os servidores da EJE/BA e da Secretaria de Educação do Estado da Bahia já realizaram rodas de conversa nos colégios estaduais Marquês de Maricá (Pau Miúdo), em 17.09; Edvaldo Fernandes (Tancredo Neves), em 18.09, e Dalva Matos (Lobato), em 19.09. As próximas instituições de ensino a serem visitadas são Helena Celestino (IAPI), no dia 20.09; Pedro Calmon (Jardim Armação), no dia 24.09; e Odorico Tavares (Vitória), no dia 25.09. 

O que é o #Partiumudar

O “Projeto #Partiumudar ” foi lançado no final de 2017, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), fruto de uma parceria entre a Justiça Eleitoral, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e as Escolas Judiciárias Eleitorais (EJEs), com o objetivo de estimular a curiosidade e o interesse dos jovens pela política, semeando uma postura crítica diante de informações e discursos aos quais sejam expostos no seu cotidiano, aproximando-os do processo eleitoral brasileiro. O Projeto vem complementar a iniciativa do Projeto Eleitor do Futuro, que tem como foco a formação da cidadania entre alunos do Ensino Fundamental. 

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), por meio da sua Escola Judiciária Eleitoral (EJE/BA), firmou Acordo de Cooperação Técnica com a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, visando o desenvolvimento do Projeto #Partiumudar no âmbito estadual. 

O projeto conta com um hotsite hospedado no portal do TSE, que funciona como base online de iniciativas e conteúdos voltados para a educação política. O portal conta com vídeos, imagens, guia do professor, guia do programa “Eleitor do Futuro”, espaço para enquetes, bancos de boas práticas (de alunos e de professores) e notícias.

TS


 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido