Biometria: conheça as cidades que participarão do último ciclo

A partir do próximo dia 13 de maio, cerca de 2,9 milhões de cidadãos passam a ser oficialmente convocados para realização do procedimento; agendamento terá início na segunda-feira (6/5)

A partir do próximo dia 13 de maio, cerca de 2,9 milhões de cidadãos passam a ser oficialmente convocados para realização do procedimento; agendamento terá início na segunda-feira (6/5)

Eleitores de 281 cidades baianas devem ficar atentos ao novo e último ciclo da biometria no estado. Isso porque, já a partir do próximo dia 13 de maio, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) dará início à convocação oficial para que mais de 2,9 milhões de cidadãos realizem o recadastramento biométrico. De acordo com cronograma definido pelo órgão, o processo deverá ser concluído em todos os municípios participantes antes das Eleições Municipais de 2020.

Confira cidades participantes      Press kit sobre a biometria

O próximo ciclo da biometria envolverá todas as 108 zonas eleitorais do estado que ainda não concluíram o procedimento, sendo o período com maior número de cidades a serem biometrizadas. O desafio, conforme o presidente do TRE-BA, desembargador Jatahy Júnior, é atender os municípios mais distantes. Para isso, o cronograma considerou as características de cada cidade, com prazo mais longo para aquelas que possuem, atualmente, menos de 60% do eleitorado biometrizado.

De acordo com o desembargador Jatahy Júnior, “apesar do eleitorado a ser revisado representar cerca de 30% do total dos eleitores da Bahia, esta etapa envolverá um número recorde de cidades e também de zonas eleitorais. Por isso a nossa preocupação foi garantir uma revisão biométrica melhor estruturada, sem sacrifícios para eleitores e servidores”, afirmou o presidente do TRE-BA.

Agendamento

A última fase da biometria no estado terá como prioridade o agendamento, por meio de site e telefone. A abertura do serviço ocorre no próximo dia 6 de maio. O endereço na internet, número da central de atendimento e locais onde funcionarão as unidades para agendamento presencial serão divulgados posteriormente.

A nova e última fase da biometria na Bahia deve envolver cerca de 2,9 milhões eleitores. Atualmente, dos mais de 10 milhões de eleitores do estado, 7,5 milhões já possuem cadastro biométrico junto a Justiça Eleitoral. “Desse modo, estamos proporcionando para todo o restante dos nossos eleitores o procedimento de revisão com agendamento e esperamos concluir a biometria no estado antes das Eleições Municipais de 2020”, completou o presidente do TRE-BA.

 

Últimas notícias postadas

Recentes

TRE-BA prepara implantação do PJe na primeira instância

Grupo de Trabalho responsável pela implantação da ferramenta se reuniu nesta quarta (10/7) para definições de ações integradas; o PJe é um sistema que permite a tramitação de processos por via eletrônica, tornando a prestação jurisdicional mais ágil, eficiente, econômica e sustentável