Estudantes de Teixeira de Freitas participam da segunda edição do Projeto "Políticos do Futuro"

Ação, desenvolvida pela EJE-BA, foi realizada no interior do Estado visando estimular a consciência política e cidadã dos estudantes

Estudantes de Teixeira de Freitas participam da segunda edição do Projeto

Alunos do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Antônio Chicon Sobrinho (EMACS), localizada no Município de Teixeira de Freitas, participaram, no dia 15 de abril, da segunda edição do Projeto "Políticos do Futuro". Esta é a primeira vez que uma cidade do interior baiano é contemplada com o referido projeto, desenvolvido pela Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (EJE/BA), visando estimular a consciência política e cidadã dos estudantes, proporcionando para os candidatos eleitos, na votação simulada, a oportunidade de conhecer de perto o trabalho de representantes políticos.

Para a diretora do EMACS, Jociane Medeiros, o "Políticos do Futuro" levou para a escola "um ambiente de muita alegria, em que nossos alunos se entusiasmaram para a realização do projeto, juntamente com nossa equipe pedagógica que se envolveu em diversas atividades para colaborar com o sucesso do evento". A diretora ainda enalteceu o"Políticos do Futuro" ao lembrar que "esta ação só veio somar com o que nós acreditamos, que é formar cidadãos críticos por meio da sua atuação na sociedade".

O juiz eleitoral Humberto Marçal parabenizou a EJE- BA pelo trabalho desenvolvido e ressaltou a necessidade do aprendizado, onde as crianças serão multiplicadoras do conhecimento adquirido. "Esse Projeto Eleitor do Futuro é excelente para nossa comunidade, para a conscientização dos alunos sobre a importância de nós escolhermos bons representantes. A democracia  é representativa, então, nós temos que ter nossos representantes realizando os direitos fundamentais que estão previstos na Constituição Federal. A base de tudo são as crianças, que vão levar essa mensagem aos seus pais, aos colegas e aos seus familiares", aplaudiu o juiz.

Para o secretário de educação, Hermon Freitas, foi uma satisfação “para nós, teixeirenses, recebermos a equipe do TRE-BA. O projeto Políticos do Futuro, em parceria com a Secretária de Educação de Teixeira de Freitas, trouxe uma perspectiva envolvendo nossas crianças para a leitura e releitura do processo eleitoral e, mais do que isso, para eles entenderem o processo de cidadania e compreenderem a grandeza de se disputar, de forma democrática, eleições, observando os valores essenciais que devem ter os candidatos aos cargos eletivos", disse. 

Votação simulada

Em dinâmica de simulação do voto, estudantes se candidataram aos cargos de prefeito e vereador, discursaram e participaram de debate, a fim de conquistar os colegas eleitores. Munidos de títulos eleitorais fictícios, confeccionados pela escola, os jovens puderam escolher seus representantes nas urnas eletrônicas parametrizadas com fotos e nomes dos candidatos.

A estudante Gabriela dos Santos Silva, representando o Partido da Transformação,  foi a mais votada para exercer o cargo de prefeita. A adolescente de 14 anos declarou que pretende lutar para a promoção de alguns projetos essenciais para a escola, a exemplo da implementação de uma horta, reforma da quadra poliesportiva e a criação de uma biblioteca comunitária. "Iremos resolver de imediato o problema da quantidade dos livros didáticos, tem muitos alunos para poucos livros", argumentou a jovem política do futuro.

A estudante Vitória Oliveira, 13 anos, que propôs aos colegas melhorias na merenda escolar, fiscalização na aquisição de livros didáticos e de mais acessibilidade para os deficientes, foi a candidata mais votada para o cargo de vereadora. "Estou feliz por ter participado desse processo. Eu pretendo ser política no futuro, e é muito gratificante ter feito parte desta ação", disse a estudante.

Os estudantes eleitos conhecerão de perto o trabalho dos representantes políticos de Teixeira de Freitas, acompanhando, por um dia, a agenda do Prefeito e dos Vereadores da cidade.  

 

HS

Últimas notícias postadas

Recentes