Juiz Freddy Carvalho Pitta Lima é o novo diretor da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia

Magistrado do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia assume a direção da EJE-BA em primeira sessão plenária com o desembargador Jatahy Júnior na presidência do TRE-BA

TRE-BA: Freddy Pitta Lima

O juiz da Corte Eleitoral baiana Freddy Carvalho Pitta Lima assumiu a direção da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia. Escolhido por unanimidade pelos integrantes do pleno do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, o juiz assume a EJE-BA para o biênio de 2019-2021. O início de sua gestão foi formalizado em sessão plenária nesta segunda-feira (1/4), a primeira com o desembargador Jatahy Júnior na presidência do TRE-BA.

O novo diretor da Escola Judiciária sucede a juíza Patrícia Cerqueira Kertzman, que dirigiu a EJE-BA entre 2017-2019. Além de fomentar um aprofundamento do Direito Eleitoral, a escola funciona como um canal de aproximação entre esta justiça e a sociedade baiana. Entre os projetos coordenados pela EJE-BA, estão o “Eleitor do Futuro”, que promove educação política de crianças e jovens e o “Político do Futuro”, que fomenta consciência cidadã e postura ética também entre estudantes.

Durante a sessão plenária, o presidente Jatahy Júnior desejou sorte ao diretor da EJE-BA, destacando que a experiência do juiz à frente da Associação dos Magistrados da Bahia apoiaria o desempenho do novo trabalho. “Vossa excelência, que sempre foi um entusiasta das escolas de magistratura, passa agora, e tenho certeza que com louvor, de entusiasta a executivo das escolas judiciais”, afirmou o presidente.

O diretor da EJE-BA agradeceu a indicação e os votos dos pares. “Esse é mais um desafio que pretendo superar e para o qual vou me empenhar ao máximo. Conto com a ajuda de toda a Corte, principalmente do vice-diretor, de quem vou precisar da experiência, uma vez que assumiu a direção da escola na ausência de Drª Patrícia”.

O vice-diretor da escola, juiz Diego Castro Lima, elogiou a competência do novo gestor da EJE-BA. “É muito gratificante fazer parte desse trabalho para a Justiça Eleitoral. Eu estarei à inteira disposição para tentar contribuir no que for possível, mas tenho plena certeza de que será o inverso: que vossa excelência é quem contribuirá com o meu aprendizado”.

Antes de encerrar a sessão plenária, o presidente Jatahy Júnior reforçou o convite para a conferência magistral de abertura do grupo de pesquisa “Direito Eleitoral e Democracia”, que será realizada pela EJE-BA, nesta quarta-feira (3/4). O palestrante será o português Vitalino Canas, professor doutor da Universidade de Lisboa, deputado da Assembleia portuguesa e vice-presidente da Assembleia Legislativa da OTAN. “É uma honra para a Bahia ter um palestrante deste quilate”, afirmou Jatahy.

Na ocasião, como o presidente e o vice-presidente do TRE-BA, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, estarão em Brasília, convocados pelo Tribunal Superior Eleitoral, o juiz Diego Castro Lima representará a Corte baiana.

Perfil

Baiano de Salvador, o juiz Freddy Pitta Lima já presidiu a Associação dos Magistrados da Bahia. Formou-se em direito na Universidade Católica do Salvador (UCSal), em 1994. É pós-graduado em Ciências Criminais e mestre em Segurança Pública, Justiça e Cidadania. Entrou para a magistratura em 1999, passando pelas comarcas de São Felipe, Belmonte, Irecê e Feira de Santana, até chegar a Salvador, onde atua na 3ª Vara do Fórum Criminal.

Últimas notícias postadas

Recentes