TRE-BA realiza #SemanaJovem em Santa Bárbara

A iniciativa incentivou o alistamento com coleta de dados biométricos de jovens entre 16 e 17 anos; a ação, baseada no Projeto #PartiuMudar, foi realizada pela 160ª Zona Eleitoral entre os dias 08 e 12 de abril

Projeto #PartiuMudar em Santa Barbara

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), em parceria com o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) idealizado pelo UNICEF, realizou, entre os últimos dias 08 e 12 de abril, a #SemanaJovem. A atividade integra o Projeto #PartiuMudar e beneficiou alunos do Colégio São José, do município de Santa Bárbara. A ação foi antecedida de uma palestra, ocorrida no dia 04 de abril, sobre a importância da democracia e do voto. O objetivo, para além de incentivar o alistamento eleitoral (1º título), foi promover a conscientização política. 

O projeto, executado no estado pela Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE-BA), foi promovido na cidade pela 160ª Zona Eleitoral. As palestras foram ministradas pela juíza eleitoral da 160ªZE, Carla Santa Bárbara Vitório; e pelo promotor eleitoral, Alexandre Carvalho Feitosa Cavalcanti. Contribuíram também os servidores do TRE baiano, lotados na 160ªZE, Sandro Eduardo Sales Santos, Márcia Andrade Silva e Alda Barreto da Silva.

Além de suprir a ausência de disciplinas que provoquem a educação política entre jovens com idades de 14 a 17 anos, a ideia do projeto é valorizar a educação cidadã. A juíza eleitoral da 160ª ZE, Carla Vitório, considerou o desinteresse da juventude por política como passível de mudança. Para isso, ressaltou, contribuem projetos como o #PartiuMudar. “A realidade atual é gritante, apenas 0,5% dos jovens entre 16 e 17 anos de Santa Barbara são votantes. Tenho certeza de que o projeto foi uma semente plantada e que já despertou em alguns jovens a vontade de participar do próximo pleito e, desse modo, contribuir para a realidade política de onde vivem”, disse. 

O Colégio São José serve à Justiça Eleitoral como local de votação, sendo o maior da cidade de Santa Bárbara.

JM

 

Últimas notícias postadas

Recentes