EJE-BA lança livro sobre educação para a cidadania democrática no Ensino Médio

Durante encontro com estudantes e educadores realizado no TRE-BA no âmbito do projeto #Partiumudar, equipe da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia lança “Noções de Direito Eleitoral para o Ensino Médio”, do professor Jaime Barreiros Neto

Durante encontro com estudantes e educadores realizado no TRE-BA no âmbito do projeto #Partiumud...

Escolas onde alunos do Ensino Médio tenham aulas sobre Direito e participação política. E onde mesmo quem ainda não tenha idade para votar saiba sobre a importância de poder escolher. Para chegar a essa realidade, a Escola Judiciária Eleitoral da Bahia desenvolve o projeto #Partiumudar, que na última quinta-feira (22/8) reuniu estudantes e gestores de alguns colégios estaduais baianos na sede do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia.

A equipe da EJE-BA apresentou ações programadas para 2019 no contexto da “Educação para a Cidadania Democrática no Ensino Médio” e ampliou o acesso dos estudantes a conceitos básicos de cidadania com o lançamento do livro “Noções de Direito Eleitoral para o Ensino Médio”, escrito pelo professor e servidor do TRE-BA, Jaime Barreiros Neto. “A proposta é disseminar informações que possam colaborar com a consolidação democrática em nosso país”, afirmou o autor.

Com uma linguagem acessível e todo ilustrado, o livro apresenta noções sobre o poder político, a democracia e a Justiça Eleitoral, reforçando a importância do voto. “Esse é o papel transformador da educação: fazer com que a democracia seja de fato o poder do povo”, disse o professor Jaime. Ele lembrou aos estudantes e aos educadores que a proximidade entre a Justiça Eleitoral e as escolas é como a construção de pontes.

Jaime Barreiros Neto também provocou os alunos a aprofundarem pesquisas sobre os temas do livro. “É só através do conhecimento que se tem liberdade”, afirmou e sugeriu: “Por isso é tão importante buscar o conhecimento, que dará a vocês autonomia. Questionem sempre, porque saber é poder. E o conhecimento é a principal arma para não sermos vítimas de opressão”.

Direito Eleitoral

Com o livro, o Regional baiano, por meio de sua Escola Judiciária, cumpre a sua função educacional. "A ideia da equipe da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia foi produzir uma publicação que valorizasse o Direito Eleitoral, ramo do Direito Público fundamental ao fortalecimento da democracia, possibilitando aos cidadãos, de uma forma geral, adquirir novos conhecimentos acerca da temática com uma linguagem mais acessível, além de oferecer aos professores um instrumento pedagógico para trabalhar com os estudantes", observou a Adriana Passos, chefe da Seção de Programas Institucionais (SEPRI) da EJE.

O livro está disponível para todos em versão digital. O download gratuito pode ser feito no portal da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (eje.tre-ba.jus.br >programas de cidadania > #partiumudar). 

 

 CB

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido