Escola de Fazenda Coutos engajada no ‘Eleitor do Futuro’ promove ações com estudantes

Estudantes e professores se envolveram com o projeto e até compuseram um rap sobre o tema

Escola de Fazenda Coutos engajada no ‘Eleitor do Futuro’ promove ações com estudantes

Os alunos da Escola Municipal de Fazenda Coutos, no subúrbio de Salvador, viveram uma manhã de reflexão sobre a cidadania na última segunda-feira (19/8). A instituição de ensino participante do Projeto Eleitor do Futuro recebeu a visita de servidores da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE-BA), e da supervisora da Gerência de Currículo da Diretoria Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Salvador (SMED), Paula Teles. 

Na ocasião, foi projetado um vídeo com depoimentos de alunos acerca do tema "cidadania sim, corrupção não", além da apresentação de estudantes que confeccionaram cartazes com dizeres estimulando atitudes cidadãs, como cuidado com o meio ambiente, importância da participação política, dentre outros; também cantaram o “Rap da Cidadania”, composto pelo professor de história Edson Campos de Souza (veja a letra abaixo). 

 

Rap da Cidadania:

Presta atenção, meu irmão
Naquilo que eu vou falar
Cidadania é importante, pode acreditar
Cuidar do que é nosso!
Também do meio ambiente
Mostre ser um cidadão bastante consciente
Direitos e deveres é bom conhecer
Pra nossa sociedade se fortalecer

Cidadania sim! Corrupção não! (2x)

Mas temos que se ligar na corrupção
Porque a classe política não é mole não
Cobrar dos nossos políticos uma nova atitude
Pra que eles não roubem sonhos da nossa juventude
Nem da saúde e da educação
Porque lugar de ladrão é na prisão!

Cidadania sim! Corrupção não! (2x)

 

Projeto Eleitor do Futuro

Na Bahia, o Projeto Eleitor do Futuro desenvolve-se, especialmente, por meio de encontros dialógicos entre servidores da EJE-BA e estudantes de escolas públicas ou particulares. Entre os temas debatidos estão a democracia e a importância do voto, cidadania, as eleições, partidos políticos e a participação política. 

Diversos recursos pedagógicos são utilizados, a exemplo de explanações dialogadas, projeção de slides e vídeos, oficinas pedagógicas, promoção de concursos e votações simuladas em urna eletrônica. Também faz parte do Projeto visitas guiadas de estudantes às instalações do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, possibilitando uma maior aproximação entre o futuro ou jovem eleitor e a Justiça Eleitoral. Nestas visitas, os alunos conhecem o Centro de Memória e assistem palestra.

Últimas notícias postadas

Recentes