PJe contribui para que prestação jurisdicional seja mais eficiente

Processo Judicial Eletrônico começa a ser utilizado em zonas eleitorais da capital nesta terça (20/8)

TRE-TO imagem PJE

A partir desta terça-feira (20/8), a utilização do Processo Judicial Eletrônico (PJe) passa a ser obrigatória para a propositura e tramitação das ações de competência das zonas eleitorais de Salvador. Na avaliação do secretário especial da presidência, Victor Xavier, o PJe é um instrumento de facilitação de trabalho, instalado para auxiliar magistrados e servidores. “Com o PJe os profissionais que atuam na Justiça Eleitoral vão ter condições de interagir à distância e com maior velocidade, o que trará resultados também para o jurisdicionado”, afirma.

Presidente do Grupo de Trabalho do PJe e responsável pela seção exclusivamente dedicada ao tema, primeira do país, Victor Xavier destaca as novas possibilidades trazidas pelo sistema. "Servidores poderão inserir minutas e magistrados poderão se manifestar nos autos de qualquer lugar onde seja possível usar a internet. Mais do que isso: advogados, Ministério Público, todos terão ganhos com o PJe. Longas viagens para despachar em cartórios serão substituídas por peticionamentos de qualquer lugar”, explica.

O secretário ressalta que este é um trabalho conjunto e conta essencialmente com a interação com os servidores dos cartórios. No último dia 14/8, a Seção do PJe realizou treinamento com chefes dos cartórios. Na ocasião, foi mostrado em tempo real o funcionamento do sistema. "São eles que vão nos auxiliar com as expertises sobre suas rotinas, por isso estamos visitando os cartórios e o faremos novamente, assim como pretendemos realizar vídeo conferência no interior do estado.  Estamos trabalhando juntos e vamos usar quantas ferramentas forem possíveis para prestar atendimento, auxílio e monitoramento na implantação deste novo sistema”.

O sistema já está disponível no site do TRE-BA, no menu principal, na aba, serviços judiciais. Acesse aqui.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB, Salvador-BA - CEP: 41.745-901 - Brasil

 

 

Ícone Protocolo Administrativo
Central Telefônica - Tel: +55 (71) 3373-7000 | Recepção: (71) 3373-7094
Fax do Protocolo da Secretaria: +55 (71) 3373-7220 / 3373-7329 
 Fax do Protocolo dos Cartórios (Salvador): +55 (71) 3373-7372
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Secretaria, seu Protocolo, Cartórios da Capital: Segunda a quinta-feira - 13h às 18h; Sexta-feira - 8h às 13h

Central de Atendimento e Protocolo dos Cartórios: Segunda a sexta-feira - 8h às 18h

Consulte outras unidades

Acesso rápido